Demissão da Tv Globo ocorreu após denunciar assédio moral, diz Linhares Junior


Linhares Júnior

O narrador Linhares Júnior acusou a  Tv Globo de demiti-lo após uma denúncia de assédio moral feita contra o gerente de futebol da emissora, George Guilherme. Ele alega ter sido chamado de “ultrapassado” em uma reunião com o gestor. “Fui humilhado”, declarou Linhares ao Notícias da TV.

O narrador foi demitido em novembro, 20 dias depois de ir até a ouvidoria da Globo e reclamar da situação que havia ocorrido com ele. Por estar fora da emissora, Linhares não tem como saber se sua reclamação desencadeou alguma investigação.

A situação com George Guilherme, segundo Linhares, teria começado em 2019. “Após a saída dos antigos nomes que estavam no SporTV, como o Raul Costa Jr., e também com a chegada de outros gestores, comecei a notar que perdi espaço. E comecei a pedir para o George mais oportunidades em partidas da Série A, em eventos importantes”, relatou ele.

Após sua tentativa mal-sucedida de pedir ao gerente de futebol para fazer mais transmissões, o narrador se reportou para Joana Thimotheo, diretora de Eventos Esportivos. Ao saber do contato, George Guilherme teria se irritado com o colega de 59 anos.

“Ele me disse que eu não precisava mandar e-mail para ela, porque pareceu que estava passando por cima dele. Pedi desculpa se ele entendeu que foi essa a intenção, mas ela era gestora de todos nós. Depois disso, senti que perdi ainda mais espaço, mas que iria trabalhar em 2020 para recuperá-lo”, comentou.

Ao ficar duas semanas sem ser escalado, quando os eventos retornaram após a paralisação por conta da pandemia, ele solicitou uma reunião com George Guilherme em 22 de outubro.

O encontro ocorreu em São Paulo (SP), onde teria acontecido o assédio moral. Ao pedir novamente mais oportunidades de trabalho no SporTV, Linhares Júnior teria ouvido de Guilherme que ele seria um narrador ultrapassado, com um estilo antigo e que não cabia mais na TV atualmente.

“Eu me coloquei à disposição para ir ao Rio de Janeiro, onde se tem mais estúdios para transmissão, e ouvi que era um narrador com um estilo antigo e ultrapassado. Me senti humilhado. Fiz a denúncia na ouvidoria da Globo e, 20 dias depois, fui chamado para uma reunião. Falei com um amigo: ‘Ou irão me dar uma bronca ou vão me demitir’. Me demitiram”, relatou.

Consultada, a Globo falou sobre a demissão de Linhares Junior. “O desligamento do narrador foi uma decisão exclusivamente de gestão, prevista desde julho. Sobre as perguntas a respeito de compliance, a Globo não comenta assuntos da ouvidoria, mas reafirma seu total compromisso com a apuração criteriosa de todo relato de assédio, moral ou sexual, assim que a empresa toma conhecimento. A Globo não tolera comportamentos abusivos em suas equipes e incentiva que qualquer abuso seja denunciado. Neste sentido, mantém um canal aberto para denúncias de violação às regras do Código de Ética do Grupo Globo.”


Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem