"Por uma Educação Antirracista" estreia no GNT



"Por Uma Educação Antirracista" convida jovens, adultos, idosos, indígenas, negros, orientais e brancos a se engajarem no tema para que ajudem a modificar as práticas educacionais que conhecemos até hoje. Uma idealização do Alana, a produção da líder em entretenimento de impacto na América Latina, Maria Farinha Filmes, com direção e roteiro de Shirlene Paixão, chega no GNT na próxima segunda-feira, dia 11 de outubro. A série será exibida de segunda a sexta, às 13h, no canal da TV por assinatura e nas mesmas datas, às 18h, no YouTube do GNT. 

Diariamente, até o dia 15 de outubro, a minissérie trará açõesdesenvolvidas e inspiradas pelo trabalho de professores e facilitadores que subverteram o sistema e criaram novas metodologias, sob uma perspectiva antirracista, multicultural e em harmonia com a natureza. Com uma visão criativa, a minissérie apresenta, em cada um dos cinco episódios de oito minutos, uma família com personalidades que conversam sobre o tema, com apoio de especialistas como Ailton Krenak, Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves da Silva, entre outros.

A partir da leitura de livretos, desenvolvidos exclusivamente para a série e escritos por Rafael Souza-Ribeiro, as famílias de Samara Felippo, Aline Wirley, Luana Génot, Fatou N'Diaye e Márcia Kambeba transformam essa realidade na prática, de uma forma divertida e inspiradora, com o apoio dos principais especialistas no assunto e que aprofundam a experiência do espectador, jogando luz nas práticas existentes em salas de aula de diversos cantos do Brasil. Ao final de cada episódio, os especialistas trazem dicas e práticas para a implementação de ações antirracistas nas escolas e em casa.

"'Por Uma Educação Antirracista' é uma oportunidade de remexer as estruturas. De maneira leve e afetiva, tomamos fôlego para um mergulho vertical. Dirigir, roteirizar e desenvolver essa série com o time da Maria Farinha Filmes foi um prazer imenso. Cinema e responsabilidade social são uma combinação que é pura potência.  Preparem-se para se emocionar e se inspirar", diz a diretora Shirlene Paixão. 

Para somar na estratégia de impacto, a distribuidora Flow Impact lança uma campanha para mobilizar famílias e escolas unindo artistas, ativistas e instituições de renome nas áreas da Educação, Direitos Humanos e combate ao Racismo. 

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem