G1 comemora 15 anos com nova marca, novidades e celebração de marcos históricos


Logo passa a ser escrita em caixa baixa (crédito: divulgação/g1)


Há 15 anos o g1 acompanha as transformações do Brasil e do mundo e também a própria maneira de se produzir jornalismo profissional, digital e acessível. Lançado em 2006, o portal assumiu a liderança da categoria de notícias da internet no Brasil em 2008 e continua no topo desde então. Para celebrar uma história de pioneirismo e de quebra de recordes em uma atuação multiplataforma, o g1 promove um evento no próximo dia 28 para anunciar novidades editoriais e lançar um olhar para o futuro. 
 
Aberto ao público, o encontro será realizado na próxima terça-feira (28) às 10h, com transmissão no g1 e no Globoplay. Uma das pioneiras na aplicação das metodologias de Estudos do Futuro e Prospectiva Estratégica no Brasil, a futurista Jaqueline Weigel comenta sobre os próximos 15 anos da humanidade. O professor Pablo Ortellado e a antropóloga Isabela Kalil discutem sobre desinformação nos dias atuais. Já Marcelo Adnet traz seu olhar bem-humorado sobre a importância do combate às notícias falsas, trazendo matérias do 'Fato ou Fake' para que o público possa analisar a veracidade das mensagens. O evento contará ainda com a participação do diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel, e da jornalista Lo Prete, que comanda o podcast 'O Assunto', que se tornou recorde de audiência na América Latina.

"Temos alguns marcos importantes, a internet é isso: uma eterna mudança, que vai evoluindo a cada momento. Além de informação de qualidade, construímos redações digitais que estudam dados para manter esse ritmo acelerado de inovação, incluindo o olhar apurado para novos formatos e narrativas. Nesse momento em que celebramos 15 anos, mergulhamos na tecnologia, nesses mecanismos que garantam a entrega da boa informação e também o que o consumidor quer ver. É o equilíbrio entre a singularidade e a pluralidade. Esse é o maior desafio de um produto digital hoje em dia e é o que visamos alcançar", afirma a diretora de produto Marcia Menezes.  
 
Com mais de 50 redações espalhadas pelo país, o g1 tem uma abrangência construída a partir da rede de afiliadas da TV Globo, o que faz com que seu noticiário tenha uma forte cobertura regional. Informação gratuita e de qualidade para todos os brasileiros. "O público sabe que pode confiar no g1, seja em reportagens locais ou nacionais. Temos um trabalho constante de manter as redações treinadas para fazer um jornalismo ético, com agilidade, correção e precisão", afirma Renato Franzini, diretor editorial do g1.

O site de notícias mais acessado do país não se resume à cobertura hard news nem ao portal na web. Ele vai além da notícia e traz conteúdos que educam, inspiram e contextualizam os fatos, seja através de textos, vídeos ou podcasts. Todo o conteúdo pode ser acessado pelo portal ou no aplicativo, que já conta com mais de 10 milhões de downloads, e que passa agora por uma série de melhorias, oferecendo novas funcionalidades como dark mode, opções de personalização e recomendação de conteúdo. O g1 oferece ainda conteúdo exclusivo em seu canal no YouTube e 14 podcasts originais, disponíveis em suas plataformas, no Globoplay e nos principais agregadores de áudio. 
 
Essa comunicação multicanal permite que os conteúdos acompanhem o público ao longo do dia. Para refletir toda essa diversidade de conteúdo, o g1 ganha também uma nova comunicação visual. A logo passa a ser escrita em caixa baixa, com um design mais leve e amigável. A nova marca será vista na página principal do site, nos vídeos, no g1 em 1 Minuto, nas redes sociais e em projetos especiais. O rebrand buscou um equilíbrio entre a personalidade do site e um alinhamento visual ao ecossistema de marcas da Globo. Um movimento que a globo.com e seus principais produtos realizaram nesse último ano.






Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem