CNN Brasil apresenta programação especial em memória aos atentados de 11 de setembro



Neste sábado, dia 11 de setembro, os ataques terroristas sofridos pelos Estados Unidos, que mudaram o rumo da História, completam 20 anos, e a CNN Brasil terá uma programação especial e exclusiva, ao vivo, a partir das 8h, para marcar a data. Em transmissão simultânea com a CNN americana e com correspondentes espalhados pelos Estados Unidos, serão exibidas todas as homenagens às vítimas do atentado. 

O time de correspondentes da CNN também trará relatos de quem acompanhou o socorro às vítimas de perto, como testemunhas, sobreviventes e equipes de resgate. Em meio a esses depoimentos, destacam-se três brasileiros, que estavam nas Torres Gêmeas no momento do ataque.

A cobertura especial será comandada por Carla Vilhena (foto), Sidney Rezende, Rafael Colombo e Elisa Veeck. A programação ainda contará com convidados que irão analisar o contexto histórico, os desdobramentos e os reflexos do atentado. Haverá também um pronunciamento do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. 

"O 11 de setembro mudou o mundo. Tanto tempo depois, a humanidade segue buscando explicações para o que ainda parece ficção: os aviões sendo lançados por terroristas contra as torres gêmeas. Revisitar os atentados de 20 anos atrás na CNN Brasil será fundamental para entendermos o mundo em que vivemos agora", afirma Rafael Colombo.

Ainda no sábado, após a cobertura ao vivo, a CNN exibe às, 14h, o documentário inédito "11 de setembro: a história de uma sala de aula", de Victor Blackwell, correspondente e  âncora do canal de notícias. A produção narra a história dos acontecimentos sob o ponto de vista de alunos do segundo ano que estavam em Sarasota, Flórida, na sala de aula da escola primária Emma E. Booker, com o presidente George W. Bush, quando ele soube do choque do primeiro avião no World Trade Center. 

"A política mundial contemporânea se divide entre antes e depois de 11 de setembro", comenta Sidney Rezende. "Participar deste especial é, de certa forma, fazer parte da História", complementa. 

Além da cobertura de sábado, o programa "CNN Nosso Mundo", que vai ao ar nesta sexta, 10, às 22h30, recebe o historiador Leandro Karnal, que traz uma análise do quanto os atentados mudaram, não apenas os Estados Unidos, mas o mundo. Karnal é especializado em história americana.

"Ter vivido o 11 de setembro, e como jornalista, ter testemunhado e reportado um fato dessa grandiosidade, foi uma oportunidade quase que única na vida. O que nós vimos foi um evento histórico comparável a muito poucos, um daqueles que transformam o mundo para sempre", finaliza Carla Vilhena.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem