BandNews fecha parceria com universidades e lança conteúdo exclusivo nas plataformas digitais




"Primeira Notícia" é o novo projeto desenvolvido para as plataformas digitais do canal BandNews TV, que entra no ar no dia 17 de agosto. 

Alunos da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e da FAAP (Faculdade Armando Alvares Penteado) serão responsáveis pelas reportagens feitas para o streaming com uma linguagem totalmente digital. As histórias vão abordar superação, saúde, economia, comportamento, diversidade e também assuntos discutidos na sociedade, como política, meio ambiente e violência.

"O Bandnews TV completa 20 anos e nossos estagiários contribuem muito para o uso de novas tecnologias, novos formatos. Eles são muito ouvidos e, na maioria das vezes, conseguem ser efetivados. Essa troca entre experiência e novidade é muito saudável para o nosso telespectador", comenta Rosangela Lara, diretora-executiva do BandNews TV e idealizadora do projeto.

O futuros jornalistas da ESPM e da FAAP participam de reuniões de pauta com os profissionais do canal de notícias e também ficam por dentro das trajetórias e rotinas dos apresentadores Eduardo Castro e Isabel Mega (foto). Castro foi repórter, correspondente internacional e hoje apresenta o "Jornal Bandnews Edição da Noite". 

Para o jornalista, a oportunidade de trocar ideias com os novos colegas de profissão gera ganho para os dois lados. "Eles têm a oportunidade de ver, em um grande veículo, como é o real impacto do nosso trabalho e toda a responsabilidade que isso traz. Mas para nós também é muito bom, porque nos coloca em contato com as preocupações e impressões de quem está chegando às redações agora", afirma. 

Já Isabel Mega foi repórter em Brasília, acompanhou os bastidores da política e hoje apresenta o "Expresso BandNews". "Vai ser uma oportunidade bacana para trocar experiências com uma geração de jornalistas que já nasceu no digital. A minha geração pegou um boom de mudanças que foram acontecendo muito rápido. Foram as primeiras entradas por um celular, ainda cheias de improvisos, os primeiros vídeos e conteúdo pensados para redes sociais, as primeiras lives. Tudo ainda muito em adaptação de um modelo dos veículos tradicionais para as mídias digitais", diz a apresentadora. 

A união do BandNews TV com a ESPM e a FAAP vai permitir que todos possam trabalhar em parceria em pesquisa e extensão acadêmica. O convênio facilitará o diálogo entre o Jornalismo do canal de notícias e a faculdade de Jornalismo na pesquisa das narrativas das redes sociais, da audiência e do canal de TV.

"O primeiro passo é entender as redes sociais e suas possibilidades. Para isso, foi criado um grupo de alunos que já iniciou os estudos das diferentes redes sociais para analisar a aproximação da audiência e quais estratégias narrativas serão empregadas na produção de conteúdo jornalístico", explica Heidy Vargas, que coordena esse núcleo de pesquisa na ESPM. 

"O projeto 'Primeira Notícia' é uma grande oportunidade para os estudantes de Jornalismo vivenciarem a rotina de produção jornalística numa grande emissora, bem como o impacto da informação na sociedade. Por outro lado, esses jovens 'nativos digitais' podem trazer o seu natural traquejo com as tecnologias, além do frescor do olhar sobre o mundo atual. Tenho certeza de que será uma experiência inesquecível na carreira desses futuros grandes jornalistas", aponta Edilamar Galvão, coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP.

O desafio é pensar de forma coletiva em uma produção jornalística crossmídia, que valorize a pesquisa e o engajamento do usuário na produção exibida na TV. "Acredito que assim que o Jornalismo do BandNews dá um importante passo dialogando com os acadêmicos. Todos crescem com uma produção narrativa crítica e experimental", conclui Heyde Vargas.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem