TV Cultura exibe série inédita: Cantareira - Águas da Mantiqueira



Neste 
sábado (12/6)estreia na TV Cultura a série documental Cantareira - Águas da Mantiqueira. A produção inédita de cinco episódios, que traz informações ricas sobre um dos pedaços históricos do Brasil, irá ao ar a partir das 20h.

A porta para o ouro das minas e das mulas é mais do que terra. Silenciosa e atenta, a serra que sempre esteve debruçada sobre o planalto faz parte de inúmeras passagens históricas do país. Tamanha é a narrativa, que os episódios seguem uma sequência respeitando a ordem dos acontecimentos. Desde sua geologia, de forma leve e sintética, até como a conhecemos hoje.

O roteiro inicia com uma abordagem de sua pré-história e conduz a narrativa até o momento da chegada da modernidade, demonstrando como o Jaraguá foi a porta para caminhos que ergueram o Brasil por dentro. São mostrados nos capítulos seguintes os entraves com os povos indígenas que tinham lá seu território sagrado e a busca pelo tão almejado ouro.

Além disso, os episódios também abordam o desenvolvimento do Sistema Cantareira, em que os pequenos produtores rurais procuram reinventar a relação com a natureza, transformando pastos em florestas e preservando os mananciais.

Essa linha do tempo traçada pelo documentário permite conhecer as múltiplas identidades de um único lugar. É ao mesmo tempo - como demonstra a produção - casa das nascentes d’água, dos povos indígenas - Guaranis - e também do enredo da música Trem das Onze, de Adoniran Barbosa.

A série inédita de cinco episódios, dirigida por Vito D’Alessio, conta com a produção de Angela Nadalucci, Giuseppe Santoro e Marcos Badilho.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem