João Roberto Marinho assume a presidência do Conselho de Administração do Grupo Globo



O Grupo Globo comunicou nesta quarta, 28, a substituição de Roberto Irineu Marinho por João Roberto Marinho na presidência do seu Conselho de Administração. Com a movimentação, deliberada por unanimidade pelo Conselho, Roberto Irineu Marinho passa a ocupar a vice-presidência do órgão, do qual fazem parte ainda José Roberto Marinho (também como vice-presidente), Paulo Marinho, Roberto Marinho Neto, Alberto Pecegueiro e Jorge Nóbrega, que permanece na presidência do Grupo Globo. Segundo o grupo, não houve mudanças no controle das empresas, nem na atuação do Conselho que tem, entre as suas missões, a de "definir a estratégia dos negócios, zelar pela manutenção dos Valores e da Essência Globo e aprovar os planos de negócios, com vistas ao futuro".

João Roberto Marinho segue à frente do Conselho Editorial, responsável por discutir e propor orientação e alinhamento em questões editoriais, e do Comitê Institucional, que tem o papel de acompanhar e propor linhas de atuação para as relações institucionais do grupo. José Roberto Marinho seguirá na presidência da Fundação Roberto Marinho.

Em nota, Jorge Nóbrega, presidente do Grupo Globo e da Globo, diz que Roberto Irineu Marinho manterá suas atribuições de membro do Conselho, apoiando seus irmãos e os outros conselheiros nas tomadas de decisão. "Ao longo dos últimos 20 anos, Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto Marinho empreenderam um grande esforço na construção de um modelo de governança para o Grupo Globo que busca alcançar as melhores práticas corporativas do mercado. Já em 1998, os três se afastaram da gestão direta da empresa e formaram um Comitê de Gestão, a fim de que pudessem exercer uma liderança compartilhada da empresa, tendo, em 2011, assumido as funções de membros do Conselho de Administração, criado naquele ano. Com a alteração ocorrida agora, a presidência do Conselho de Administração passará a ser ocupada por João Roberto. Roberto Irineu assumirá a vice-presidência e manterá suas atribuições de membro do Conselho, apoiando seus irmãos e os outros conselheiros nas tomadas de decisão", explica Nóbrega.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem