TV Brasil apresenta especiais e pré-estreia de novas produções no Natal

 
 
 
As atrações de Natal da TV Brasil embalam a família com produções musicais temáticas, espetáculos especiais gravados por emissoras parcerias da Rede Pública de Televisão e a pré-estreia de novos programas nesta terça (24) e quarta (25) em vários horários. Os conteúdos prometem encantar o público de todas as idades, desde a criançada até os adultos.

Um dos destaques é a exibição especial de novas produções. A TV Brasil chega ao fim de ano com a pré-estreia do programa Curta Temporada e da série Acervo Musical, ambas com edições temáticas de Natal, respectivamente na madrugada de terça (24) para quarta (25), à 0h30, e na noite de quarta (25), às 21h.

A emissora pública exibe, ainda, uma série de interprogramas temáticos com canções natalinas interpretadas pela Gata Maria, personagem do musical "Saltimbancos". O repertório traz sucessos que atravessam gerações como "Noite Feliz", "Botei meu sapatinho" e "Bate o sino".

Atrações da véspera de Natal

As tradicionais apresentações natalinas começam na telinha da emissora pública com o programa Música Animada que traz um episódio especial com o Coral Palavra Cantada. A performance vai ao ar na véspera de Natal, terça (24), às 19h.

A trupe formada por cerca de 80 crianças e adolescentes sobre ao palco do Teatro Municipal de Niterói, no Rio de Janeiro, para entoar repertório de obras conhecidas do público infantil em um show com a participação especial do bandolinista Hamilton de Holanda.

Missa do Galo será transmitida ao vivo, às 21h, direto da Capela das Aparições, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Recreio, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Em seguida, às 22h30, a atração é a Cantata de Natal, espetáculo gravado em Pernambuco pela emissora parceira TVU Recife.

Em seguida, às 23h30, o concerto de encerramento da temporada da Orquestra Sinfônica da UFRJ apresenta clássicos do repertório natalino do russo Rimsky-Korsakov e do alemão Carl Otto Nicolai, gravado com exclusividade na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.

O espetáculo também traz duas peças de compositores brasileiros: a "Cantata de Natal", para orquestra e solistas, de Ricardo Tacuchian, que fez 80 anos em 2019, e o "Magnificat Aleluia de Villa-Lobos", composto para orquestra, coro e mezzo-soprano.

Logo depois, à 0h30, a TV Brasil faz a pré-estreia do programa Curta Temporada. A proposta da nova atração é apresentar peças teatrais e entrevistas exclusivas com a equipe das produções.

Nessa edição especial temática, a montagem do espetáculo "Perdido", trama que aborda uma noite natalina bem atípica, ganha as telas. A série ainda traz um bate-papo descontraído com os atores Gabriel Gracindo e Guilherme Winter, conduzido pelo apresentador Linei Lopes.
Na sequência, às 2h, a festa continua com o animado show do grupo niteroiense Bloody Mary que preparou repertório de músicas natalinas. A banda pop rock interpreta versões de "Jingle Bell", "Jingle Bell Rock", "Halleluya", "X-Mas" (John Lennon) e "Silent Night".
O tradicional espetáculo "O Quebra-Nozes" encerra a programação da véspera de Natal com a Companhia Brasileira de Ballet. Considerado um dos musicais mais encenados no mundo, o clássico combina o célebre conto de Alexandre Dumas com a música de Tchaikovsky.

Conteúdo das emissoras parceiras da Rede Pública de Televisão

A programação para o Dia de Natal, quarta (25), inicia logo pela manhã, às 10h, com o especial "O Guarda-chuva Encantado", gravado no Teatro Amazonas, em Manaus, pela TV Encontro das Águas, parceira da TV Brasil na Rede Pública de Televisão.

O espetáculo contempla trechos de musicais como "A Noviça Rebelde", "Mary Poppins", "La La Land", "Cantando na Chuva" e "A Pequena Sereia". A proposta é possibilitar o contato direto de novos talentos com o universo artístico. A apresentação reúne alunos dos cursos de teatro, dança, música, artes visuais, além da Orquestra Jovem Claudio Santoro.
Mais tarde, às 18h30, o destaque é o show "A Caixa Mágica do Natal", produção gravada pela mesma emissora em Manaus. Entre o drama e a comédia, a performance resgata os sentimentos de solidariedade e conexão entre as pessoas.
O musical conta a história de uma criança que redescobre o sentido do Natal em meio a personagens simbólicos. O espetáculo proporciona uma viagem lúdica pelo universo natalino ao acompanhar uma criança que, após perder a mãe, deixa de acreditar no Natal.
A situação muda quando, a pedido de sua avó, a jovem abre um baú de memórias, lê uma carta deixada por sua mãe e, num passe de mágica, mergulha num mundo replete de magia com a duende Jujuba. Nesse universo, encontram ícones do Natal como o ateliê do Papai Noel.

Trilhas sonoras históricas embalam a pré-estreia da série Acervo Musical com uma edição especial sobre canções natalinas, às 21h. A produção combina bate-papo e análise para recordar obras preservadas que marcaram época e estão na memória afetiva do público.
O programa resgata músicas históricas que se popularizaram pelas ondas do rádio e na tevê a partir de pesquisa no vasto conteúdo preservado pela TV Brasil, com registros da antiga TVE do Rio de Janeiro, e da discoteca das Rádios MEC e Nacional.
A cada episódio, os apresentadores Bia Aparecida e Waldecir de Oliveira aproveitam um tema para revisitar o acervo da comunicação pública e trazer à tona lembranças de composições inesquecíveis. Também mostram muitas curiosidades sobre a indústria fonográfica.
Na sequência, às 22h, A Orquestra Petrobras Sinfônica faz um concerto especial com participação do cantor Lenine. A TV Brasil apresenta esse encontro entre o artista pernambucano e a orquestra com regência de Isaac Karabtchevsky.

O repertório contempla os principais sucessos da carreira do cantor e compositor. O show traz interpretações originais para músicas como "Paciência", "Do it", "Hoje eu quero sair só" e "Jack soul brasileiro".

Logo depois, às 23h, o concerto "Bravo Bravíssimo – Noite de Zarzuelas", com mais de dez obras, termina a programação especial inédita de Natal da TV Brasil. A apresentação foi gravada pela TV Encontro das Águas no Teatro Amazonas, em Manaus.
Sob regência do maestro Luiz Fernando Malheiro, orquestra e coral interpretam um repertório bonito de se ouvir da zarzuela, gênero muito popular na Espanha com características que remetem ao humor.
À 0h30, a emissora pública reapresenta a Cantata de Natal, registada pela TVU Recife, e à 1h30, exibe novamente o concerto da Orquestra Sinfônica da UFRJ com clássicos do repertório natalino que marca o encerramento da temporada da orquestra.


Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem