Turner muda programação do TCM por baixa audiência e exibe maratona de Lost


Sem aviso prévio, a Turner mudou a proposta do TCM (Turner Classic Movies), que exibia apenas filmes e séries clássicas. Agora, longas dos anos 2000 e reprises infinitas da série Lost (2004-2010) tomam conta da programação. A mudança ocorreu por um motivo: o TCM figura entre os menos vistos da TV paga, com audiência de 0,05 ponto --ou seja, dá traço. Internamente, cogita-se até encerrar o canal.

Desde o início do mês, o TCM divide sua grade em dois blocos. O primeiro alterna o programa Hollywood One on One com a série Lost, que tem 14 episódios exibidos por dia durante nove horas seguidas. O segundo bloco tem filmes dos anos 2000, inclusive comédias românticas e longas de terror. A mudança é vista como um último suspiro antes do fim definitivo do ex-canal de clássicos.

Os únicos produtos considerados clássicos que serão mostrados nos próximos dias são dois longas da primeira trilogia da franquia Star Wars: Episódio 5 - O Império Contra Ataca (1980) e Episódio 6 - O Retorno de Jedi (1983). Os filmes Somos Marshall (2006), As Panteras Detonando (2003) e O Amuleto (2015), que têm no máximo 15 anos, estão programados para irem ao ar no horário nobre. 

Antes da reformulação, o TCM exibia várias séries clássicas, que tinham pouco espaço na televisão. Faziam parte da grade Agente 86 (1965-1970), Os Três Patetas (1934-1970), Casal 20 (1979-1984), MacGyver - Profissão: Perigo (1985-1992), Miami Vice (1984-1990) e Xena: A Princesa Guerreira (1995-2001). Filmes clássicos dos anos 1960, 1970 e 1980 recheavam a grade do canal. 

O TCM foi implantado em toda a América Latina em setembro de 2004, após um lançamento bem-sucedido nos Estados Unidos, dez anos antes. No Brasil, ele sempre fez parte dos pacotes mais caros da TV paga, que chegam a custar R$ 149,90. 

O canal causou burburinho em seu lançamento justamente por exibir programas que fizeram história na TV aberta e filmes que não eram vistos com frequência. Porém, ele nunca deslanchou na audiência como sua programadora esperava.

Audiência pífia
No último mês de março, o TCM marcou média de apenas 0,05 ponto, o que lhe deu o posto de sétimo canal menos visto da TV paga, vencendo apenas BandSports (0,02), Syfy (0,02), E! Entertainment (0,04), Max (0,01) e WooHoo (0,00), e empatando com o Max Prime e o TBS. 

Caso opte pelo fim do TCM, a Turner encerrará seu segundo canal em menos de um ano. Em agosto do ano passado, o grupo acabou com o Esporte Interativo por falta de retorno financeiro --os eventos esportivos migraram para a TNT e o Space, que tiveram de mudar a própria identidade no país para exibirem jogos de futebol.

Procurada pela reportagem, a Turner não se pronunciou.

5 Comentários

Deixe seu comentário

  1. Baita canal, mas os caras estão tirando tudo de bom e colocando só porcaria, sem contar que não tem o sinal em HD aí fica difícil de encarar.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentário do Marcelo,acima.Se mudam o sinal para HD e retornarem com os CLÁSSICOS,com certeza iria incomodar e muito o Telecine Cult. O acervo deles é muito bom.
    Ricardo Pinheiro

    ResponderExcluir
  3. Fabio - fabiows@gmail.com26 de abril de 2020 às 14:41

    Já falei um milhão de vezes, esse tal de ibope tem que acabar! Quando o ibope entrou na tv a cabo em 2000, a programação de todos os canais mudaram, ficaram um lixo. 1o lugar no ibope não significa qualidade. Quando eu assinei a minha primeira tv a cabo em 1994 a programação era maravilhosa. A programação do TCM no seu início era maravilhosa, como a antiga TNT, muitos filmes e séries clássicas, aos poucos foram modificando a programação passando filmes mais recentes, e muitas reprises, um canal com um acervo enorme consegue passar 5 anos de filmes diretor sem reprisar nenhum. Eu quero o antigo TCM de volta! E para dirigir um canal desses tem que ser alguém que entenda muito do assunto. Se não tiver ninguém estou a disposição. Se é para ter ibope coloque alguém que entenda do assunto, pois no Brasil tem muita gente que gosta desse tipo de programação, mas para isso é preciso conhecer.

    ResponderExcluir
  4. Qualquer canal a cabo não atinge grandes audiências.Descaracterizar ou reformular o canal,foi um desastre.Um canal de contribuição p os clássicos a serviço de faixas etárias p alcance de audiências é um desmanche ao cinema.

    ResponderExcluir
  5. O canal TCM tinha uma programação de primeira, exibia filmes de época,filmes que marcaram a história e que não conseguimos assistir em lugar algum.Pena

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem