Conjuntamente Disney e FOX criticam posição da Globo no mercado de direitos esportivos ao Cade

(Reprodução)




Conjuntamente, Disney e FOX enviaram ofício ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) em relação à fusão das empresas no Brasil. De acordo com o UOL Esporte, por Gabriel Vaquer, no documento as empresas criticam o Grupo Globo e sua posição no mercado.

Como se sabe, o principal ponto para o Cade questionar a transação (a Disney adquiriu os ativos de cinema e parte de televisão da Twenty-First Century Fox por US$ 71,3 bilhões. No acordo, estão os canais pertencentes à FOX na América Latina, como o canal homônimo, o FOX Sports e a NatGeo) é a questão esportiva; para alguns setores do mercado, o negócio cria uma polarização perigosa e atrapalha a livre concorrência. Para se defender das críticas à fusão, as empresas enviaram um ofício explicando seus pontos de vista. O maior deles é relacionado ao esporte, que ocupa mais da metade do documento.

Quando falam especificamente de TV fechada com foco nos canais de esporte, as empresas criticam a Globo e afirmam que são "concorrentes muito distantes do Grupo Globo, que se torna cada vez mais forte". Para provar a tese, Disney e FOX mostram os números de audiência e faturamento da Globo, tanto em TV aberta, quanto em TV fechada. O documento também cita a unificação de todo o Grupo, ocorrida no decorrer de 2018, contando que isso tornará a empresa ainda mais competitiva e a colocará em uma posição melhor no mercado.

"Considerando a alta audiência dos canais da Globo, o grupo está em posição privilegiada para competir por receitas de patrocinadores ao poder oferecer pacotes mais amplos de patrocínio", afirmam as empresas. Para Disney e FOx, a Globo impõe uma rivalidade para ESPN e FOX Sports, e defende isso ao falar de direitos de transmissão.

Segundo o ofício, a ESPN não tem nenhum evento de grande interesse do público nacional, enquanto a FOX só tem acesso limitado a alguns deles, e não será a fusão das duas empresas que vai mudar a situação.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem