‘Globo Repórter’ desta sexta mostra o Egito além de pirâmides, esfinges e faraós

 O repórter Dirceu Martins e a equipe do ‘Globo Repórter’ na cidade Deir-el-Medinah. Crédito: Globo/ Divulgação

Conhecido pela rica história, os grandes monumentos e o poderoso Rio Nilo, o Egito é tema do ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 28. De volta ao país depois de 20 anos, o programa mostra personagens e lugares retratados nos livros escolares, mas também vai além de pirâmides, esfinges e faraós. O repórter Dirceu Martins conta histórias com mais de três mil anos em uma coprodução com a EPTV, afiliada da Globo em Ribeirão Preto.

A cidade de pedra Deir-el-Medinah, de 3.400 anos, ficou coberta de areia durante séculos. No local, arqueólogos brasileiros pesquisam o passado na primeira missão brasileira no Egito. Na superpovoada metrópole do Cairo, até os cemitérios estão sendo invadidos para servir de moradia pela população. E sob as águas quentes e transparentes do Mar Vermelho, um dos melhores pontos de mergulho do mundo, existe uma verdadeira floresta tropical submarina.

O ‘Globo Repórter’ também apresenta o tradicional pão egípcio, feito com fermentação natural, um dos mais saborosos do mundo, e mostra como os grandes hotéis e resorts de luxo foram afetados pela Primavera Árabe. Enquanto alguns estão abandonados, outros operam com capacidade reduzida. Nesses, é possível alugar um quarto por apenas 30 dólares.

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar na noite de sexta-feira, dia 28, depois da novela ‘Segundo Sol’.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem