Crise que afeta a Tv paga pode ser um dos motivos para o fim dos canais Esporte Interativo


Esporte Interativo encerrá suas atividades na TV. (Foto: Divulgação)
Por:Renan Santos

Segundo informações do site UOL Esporte, os funcionários do grupo Turner, que gerencia o Esporte Interativo, foram comunicados sobre essa decisão na sede da programadora no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta. Vários programas devem ser cancelados, resultando na demissão de mais de 100 profissionais. Desde o anúncio interno, que ocorreu por volta das 11h, os canais (Esporte Interativo e Esporte Interativo 2) exibem sua programação sem o logotipo na tela, e serão desativados de forma definitiva nos próximos 40 dias.

Apesar do canal sair do ar em todas as operadoras, a marca do Esporte Interativo não deixará de existir. O canal continuará ativo nas redes sociais, tanto que transmitirá jogos da Liga dos Campeões no Facebook. A TNT e o Space, canais de filmes que também fazem parte do grupo Turner, cederão espaço para parte da programação e transmissão de jogos do EI, uma estratégia que já vinha sendo utilizada.

A notícia da saída do Esporte Interativo do ar ocorre cerca de dois anos após o canal vencer uma verdadeira batalha para conseguir ingressar nas principais operadoras de TV por assinatura. Bancado pelo grupo Turner, o EI fez investimentos altos, e chegou a superar grandes concorrentes e adquirir os direitos de transmissão da Liga dos Campeões com exclusividade na tentativa de facilitar sua entrada na TV paga.

O canal ainda realizou campanhas para que o público pressionasse as operadoras. As negociações se arrastaram por algum tempo, até que em 2016, o EI entrou de forma definitiva na grade de canais da NET e da Sky. O acordo, no entanto, ainda demonstrou ser frágil, uma vez que desde do ano passado já havia informações de que o canal poderia romper com uma das operadoras este ano.

O motivo para o fim do Esporte Interativo na TV ainda não foi revelado, mas uma das razões pode estar relacionada à crise que afeta a TV por assinatura, principalmente os canais esportivos, que vêm tendo dificuldade para acertar a transmissão de grandes campeonatos internacionais. A própria Globo, por exemplo, teve que abrir mão da exibição de jogos da Liga dos Campeões.

Vale lembrar que o Esporte Interativo tem um acordo milionário com alguns clubes para transmissão do Campeonato Brasileiro da série A a partir do ano que vem, algo que antes era de exclusividade da Globo. Recentemente, os dois canais voltaram a discutir um acordo para que a transmissão do campeonato ocorra sem muitos conflitos. Com a confirmação do fim dos canais Esporte Interativo, os jogos serão transmitidos pela TNT e o Space.



Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem