TV Brasil homenageia jornalista Alberto Dines nesta quinta (24)




Em tributo ao jornalista Alberto Dines, a TV Brasil apresenta uma edição especial do programa Recordar é TV nesta quinta-feira, 24 de maio, às 22h45.

Professor universitário, biógrafo e escritor, Alberto Dines lançou o Observatório da Imprensa na internet em 1996. Dois anos depois, em 5 de maio de 1998, estreou o programa homônimo na TVE do Rio de Janeiro, atual TV Brasil. Na atração, Dines analisava criticamente os jornais no país. Com mais de 800 edições, a produção ficou no ar por 18 anos até o início de 2016.

A homenagem que vai ao ar esta semana pela emissora pública reúne trechos da entrevista que Alberto Dines concedeu ao programa 3 a 1, da TV Brasil, em 2012 e um vídeo que a equipe de produção do programa Observatório da Imprensa realizou no mesmo ano para celebrar os 80 anos do jornalista.

O saudoso profissional de imprensa faleceu em São Paulo, aos 86 anos, na manhã desta terça-feira, 22 de maio, por complicações respiratórias. Dines foi vítima de uma gripe que se agravou para pneumonia. O jornalista estava internado há dez dias no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Alberto Dines redigiu diversos livros sobre a comunicação e o jornalismo. Uma das passagens mais destacadas de sua carreira foi como editor-chefe do Jornal do Brasil entre 1962 e 1973, quando aperfeiçoou o veículo e publicou capas histórias.

Em sua trajetória, Alberto Dines atuou em diversos órgãos de imprensa como as revistas Manchete, Fatos e Fotos, Visão e Cena Muda. Também trabalhou nos jornais Última Hora (RJ), Diário da Noite (RJ), Folha de São Paulo e Pasquim. Dines ainda foi secretário editorial da Editora Abril e um dos responsáveis pela versão portuguesa da Revista Exame.

Na vida acadêmica, criou a cadeira de jornalismo comparado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) em 1963. Alberto Dines também traçou carreira no exterior onde escreveu a biografia "Morte no Paraíso - A Tragédia de Stefan Zweig" dedicada à memória do escritor austríaco e publicada pela primeira vez em 1981.

A partir dos anos 1990, dedicou-se ao estudos sobre o jornalismo, sendo o Observatório da Imprensa uma de suas principais realizações. Pioneiro na crítica da imprensa e da mídia, Alberto Dines deixa um legado para a comunicação.


Recordar é TV – Especial Alberto Dines – quinta-feira (24), às 22h45, na TV Brasil.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem