Vitória e Rio de Janeiro são as proximas Capitais a desligarem o Sinal Analógico.

Sinal digital ocupará o lugar do analógico (Foto: Divulgação)


Por:Fernando Nascimento
A TV no Brasil passa por um longo e demorado período de transição. É que o sinal analógico, considerado ultrapassado, está sendo desligado em processo gradual nas maiores cidades do país. Em seu lugar, permanecerá o sinal digital, mais moderno e com maior qualidade.

o início do ano, mais precisamente em março, o sinal digital foi desligado em São Paulo, que é a principal capital do país, e também a que conta com o maior número de televisores. Foi o único local onde houve queda expressiva de audiência, já que alguns canais simplesmente se negaram a continuar com seus sinais na TV fechada.

Depois de Fortaleza e Salvador, que desativaram o antigo sinal no último dia 27, agora será a vez do Rio de Janeiro e de Vitória darem adeus ao analógico. O desligamento em tais capitais acontecerá ainda em outubro, mais precisamente no dia 25.

Além da capital, o Rio ainda desligará o sinal nas cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.


Já na Bahia, o desligamento acontecerá em Salvador e em mais 25 municípios: Aratuípe, Cairu, Cruz das Almas*, Jaguaripe, Governador Mangabeira*, Maragojipe, Muritiba*, Salinas da Margarida, Santo Antônio de Jesus, Saubara, Terra Nova, e Valença.

Vale lembrar que para que o desligamento seja efetivado, deve haver um total de 93% das residências com o sinal digital. O presidente da Anatel, Juarez Quadros, para a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), falou um pouco sobre o sinal digital.

“O balanço da TV digital é que ela é altamente esperada pelos telespectadores, porque é um sinal excelente, e tanto o áudio quanto a imagem são fenomenais. Com isso, a qualidade esperada pela sociedade faz com que a televisão aberta brasileira, que é uma das melhores do mundo, tenha uma qualidade até superior à das TVs por assinatura”.

Tv Foco

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem