Curta! comemora o dia do professor com estreia de ‘Revolução da Escola 1918-1939’, documentário inédito na TV brasileira.

data da postagem:04/10/2017


O Dia do Professor é celebrado em 15 de outubro e o Curta! antecipa as comemorações com a estreia, na Quinta do Pensamento, 12, às 22h30, do documentário inédito na TV brasileira, "Revolução da Escola 1918 - 1939". O longa-metragem, produzido pelo Arte France, tradicional canal público franco-alemão, revela o movimento de pensadores como Maria Montessori, Célestin Freinet, Ovide Decroly e Alexander S. Neill na tentativa de, logo após a Primeira Guerra Mundial, introduzirem novos métodos mais focados no desenvolvimento natural dos alunos. Os intelectuais acreditavam em um mundo sem violência e buscavam o ensino centralizado nas crianças. A ascensão do fascismo, porém, derrubou a expectativa de revolução e afetou o método educativo usado pelas escolas até hoje.

Dirigido por Joanna Grudzinska, “Revolução da Escola 1918 – 1939” faz parte de um pacote de novas aquisições do Curta! de conteúdos do Arte France. A parceria, que frequentemente leva ao público do Curta! conteúdos qualificados, reitera o compromisso do canal em difundir as culturas nacional e internacional

QUINTA DO PENSAMENTO
A Revolução da Escola 1918-1939 (Documentário)
Depois da 1ª Guerra Mundial, pensadores como Maria Montessori, Célestin Freinet, Ovide Decroly e Alexander S. Neill estavam em um processo revolucionário na educação, buscando formas de ensino centralizadas nas crianças. A ascensão do fascismo, porém, arrebatou suas iniciativas, afetando até hoje o método usado pelas escolas.
 
Diretora: Joanna Grudzinska
Duração: 26 min
Estreia: 12 de outubro, quinta-feira, às 22h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 13 de outubro, sexta-feira, às 2h30;
Dia 14 de outubro, domingo, 18h40;
Dia 16 de outubro, segunda-feira, 10h30.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem