Fortaleza está pronta para o fim da TV analógica, diz presidente da Anatel.

Data da postagem:29/08/2017
Presidente da Anatel ,Juarez Quadros (Foto: Evilázio Bezerra/O POVO)

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros do Nascimento, afirmou nesta terça-feira, 29, que a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) já está preparada para o desligamento do sinal analógico, que acontecerá à meia-noite do próximo dia 27. Ele destacou que conforme levantamento do Ibope realizado em julho passado, 75% da população local já possui o sinal digital. O executivo acredita que até o prazo limite, o número de pessoas recebendo o sinal será ainda maior. A meta do Governo é que 93% dos brasileiros estejam conectados com a transmissão digital até o fim total da TV analógica.

Juarez lembrou dos kits para conexão à transmissão digital que foram repassados à Região Metropolitana da Capital. "Foram aproximadamente 620 mil kits, com o conversor digital, o cabo e a antena. Hoje estaremos na Messejana fazendo a entrega do Kit número 500 mil. Ainda restam em torno de 120 equipamentos para a população de baixa renda da região cearense. Os equipamentos são para pessoas que estão cadastradas em programas sociais, como o Bolsa Famíla. É preciso fazer o agendamento antes pra evitar filas e espera. Vale lembrar que é preciso receber o kit e fazer logo a instalação. Quando o Ibope faz o levantamento é levado em conta os domicílios que já estão usando o sinal", ressaltou.
 
O executivo da Anatel lembrou que em cidades como São Paulo e Brasília, onde a transmissão analógica foi encerrada mais cedo, pesquisas posteriores apontaram que 100% da população já possui o sinal digital em casa. Ele ressaltou a importância do desligamento do sinal antigo para que as empresas de telefonia móvel utilizem a transmissão para melhoria da internet nos smartphones. "Em São Paulo, Brasília, por exemplo, as companhias de telefonia móvel já estão usando o sinal analógico para potencializar a internet de dados nos celulares. Em Brasília, pessoas que conseguiam atingir 10 megas de velocidade da internet móvel, hoje conseguem 30 megas. Isso é um avanço para conectividade móvel no País." 

O presidente da Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV (EAD), Antônio Martelleto, afirmou que após o desligamento do sinal analógico, no dia 27 de setembro próximo, os televisores que ainda não estiverem recebendo o sinal digital, ficarão com uma cartola preta informando o fim da transmissão antiga até 30 dias após o fim do sinal analógico. Passado esse período, ficará só o chuvisco na TV, conforme informou o executivo.

Juarez disse que espera que Fortaleza siga o modelo de Recife, que após o desligamento do sinal analógico, 95% dos recifenses já estavam utilizando a transmissão digital. Ele afirmou que a expectativa é que Fortaleza supere o resultado da capital pernambucana. Juarez destacou ainda que o desligamento do sinal analógico vai melhorar a TV brasileira, que segundo ele, possui uma das melhores programações do mundo.

Martelleto lembrou que é importante que as famílias que recebem benefícios sociais do Governo, que possuem direito de receber o kit gratuito, devem ir logo retirar seu equipamento. "A intenção é que antes do dia 27 de setembro próximo, todos já estejam usando seus televisores adaptados ao sinal digital. A população não precisa esperar até o dia 27 do mês que vem para pegar ou já estar usando o equipamento. Quem já pegou, já deve instalar e começar a usar. Já as pessoas que não têm direito de receber o equipamento gratuito devem ir às lojas para fazer a compra dos seus conversores ou das televisões digitais já adaptadas."

Ainda sobre a meta do Governo de 93%, Martelleto disse que os demais 7% não foram excluídos e que o objetivo é que o alcance do sinal digital atinja a 100% dos brasileiros. “Fizemos uma estimativa que esses outros 7% são os que vão adquirir depois, mas no final, todos terão acesso à transmissão. Nosso trabalho é que 100% da população continue assistindo televisão, esse número de 93% é só pra garantir uma transição suave.”


Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem