TV para todos os gostos – e bolsos.

Nova modalidade de assinaturra dá otimismo ao setor

Por Ermindo Cecchetto Neto 
(Diretor de Produtos Residencial e Convergência da Oi) 

O mercado de TV por assinatura no Brasil atravessa uma fase de resiliência. Ainda que hoje essa indústria seja muito mais sólida do que há 15 anos e se confunda com a telefonia e acesso à internet, a crise macroeconômica e suas consequências obrigam os players do setor a buscarem alternativas em um mercado ainda mais competitivo. O cenário atual disparou um alerta que mostra que a operadora que quiser estar no topo terá que constantemente se adaptar aos hábitos dos consumidores de hoje, que desejam e precisam estar muito mais conectados. Soluções de acesso por multidispositivos, conteúdos sob demanda, novos modelos de contratação e pagamento, além de descontos associados à compras de bundles passam a ser vitais para que o mercado volte a crescer. 

Para isso, complementando o portfólio de serviços, as operadoras de TV por assinatura, a exemplo das prestadoras de serviço de telefonia, vislumbraram neste período de crise por que passa o país uma oportunidade de expandir o portfólio de serviços e planos por assinatura. Além de atrair novos assinantes, as operadoras apostam nos atuais clientes como uma alternativa de manter a base fiel a seus serviços. 

TV pré-paga por exemplo, complementa o portfólio atual de planos por assinatura, além de atrair os atuais clientes que já possuem seu próprio equipamento e assistem os canais abertos. Essa modalidade de assinatura pode mexer com o setor tendo em vista a flexibilidade para clientes que possuem o equipamento emlocal de veraneio, por exemplo. Da mesma forma que a mobilidade mudou o mercado com o pré-pago, espera-se esse mesmo movimento para a TV. 

A atual situação de economia instável, aumento do desemprego e da inflação e retração do crédito tem gerado insegurança para as pessoas e alterado o o comportamento das famílias, receosas de se comprometer com um serviço de assinatura mensal muito alto. E é aí que as operadoras devem usar sua expertise para enfrentar esse novo desafio que é atrair clientes que não querem ter o compromisso de assinar um plano mensal sem perder a base. A TV pré-paga se mostra adequada para esse momento em que vive o país – o cliente contrata quando puder, sem mensalidade e com acesso imediato aos principais canais pagos em HD. 

Com a entrada da modalidade pré-paga na TV por assinatura novas funcionalidades, serviços e produtos são lançados paralelamente como a opção de compartilhamento de créditos do telefone móvel para assistir TV por assinatura. Com a nova funcionalidade, o cliente tem sua vida facilitada, pois terá a opção de compartilhar os créditos que podem ser adquiridos em qualquer ponto de venda de recarga no país 

Também os vídeos pelo sistema “Play” que estão sendo muito utilizados pelas operadoras e pelos próprios canais de TV por assinatura, permitem o acesso ao conteúdo de canais das operadoras em qualquer dispositivo conectado à internet e utilizam uma plataforma que reúne os serviços de TV everywhere dos provedores de conteúdo. Outro recurso muito utilizado e em alta entre os novos clientes, por trazer muito mais comodidade, é o serviço de conteúdo on demand por controle remoto, que permie ao cliente alugar filmes com um único clique. As operadoras de TV por assinatura tendem a se posicionar com a estratégia como um player digital e convergente. 

O futuro da TV por assinatura pré-paga será muito positivo para as operadoras que souberem oferecer o portfólio adequado para cada cliente, seja com ofertas mais atrativas para aqueles desejam planos por assinatura ou através de opções de recargas para os que desejam uma contratação eventual. Os produtos e serviços em telecom evoluem constantemente para acompanhar as mudanças percebidas nos hábitos dos consumidores, que querem estar conectados por multidispositivos e ter acesso a conteúdo a qualquer hora e em qualquer lugar. 

Leia mais: http://vcfaz.tv/artigo.php?t=236495#ixzz4JEkbfoSl

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem