50 milhões de brasileiros já acompanharam os Jogos Olímpicos na TV.


As duas empresas que analisam audiência de televisão no Brasil, o Kantar Ibope e o GfK, dão números grandiosos para o impacto dos Jogos do Rio sobre o público brasileiro neste início de transmissão. As informações são da Folha de S. Paulo, por Nelson de Sá.

Segundo o Ibope, entre os dias 3, quando foi mostrado o primeiro jogo de futebol, e a última quinta-feira, 11 de agosto, 57 milhões de brasileiros acompanharam em algum momento a Olimpíada pelas três redes nacionais, Globo, Record e Band.

De acordo com o GfK, que analisou os dados de um período menor, entre os dias 5, quando foi transmitida a cerimônia de abertura, e 9 de agosto, última terça, foram 52,3 milhões. Se considerados os canais de TV fechada, o total sobe para 55,8 milhões.

Com números expressivos para TV aberta, os dados do Gfk indicam alcance ainda limitado da TV fechada no país, apenas 3,5 milhões de brasileiros – apesar dos 23 canais fechados voltados para a transmissão, de cinco grupos diferentes (Globo/SporTV, Record, Band, ESPN e Fox).

GLOBO SOBE

Das três redes, a mais beneficiada foi a Globo, cuja programação diária (7h a 24h) alcançou na primeira semana dos Jogos (3 a 9/8) uma audiência média de 18 pontos no Ibope, dois a mais que a média nos meses de junho e julho. A Record alcançou 6, um a menos, e a Band os mesmos 2 de junho/julho.

Cada ponto no Painel Nacional de Televisão (PNT) do Ibope equivale a 684,2 mil espectadores. Os dados foram fornecidos pela própria Globo, porque tanto Ibope como GfK se negam a divulgar informações por emissora.

O evento não está sendo transmitido com exclusividade pela emissora –Band, Record e Record News também o fazem–, mas os números mostram claramente que o público tem preferido acompanhar os Jogos pela Globo", afirmou a rede.

Segundo outras fontes, o crescimento da média diária de audiência na Globo foi de 12%, na comparação do início dos Jogos (3 a 11/8) com o final de julho (20 a 28/7). E o avanço foi quase todo em cima da Record, que perdeu 10% na média diária. O número de televisores ligados cresceu 3%.

Executivos avaliam que o investimento feito pela Globo deu resultado sobretudo em sua programação noturna, pós-novelas e telejornais. É como se a emissora, todo dia, alavancasse o horário nobre com um jogo de interesse, sem precisar alterar a grade.


Fonte:http://www.esporteemidia.com/2016/08/50-milhoes-de-brasileiros-ja.html

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem