5 tipos de ofertas "engana trouxa" da Black Friday para se evitar.


Depois de tanta expectativa criada pelo varejo, a Black Friday finalmente chegou. Milhões de brasileiros estão com os bolsos preparados para sofrer um pouco, mas não tanto já que teremos grandes promoções... será?

No ano passado, a Black Friday foi marcada por incontáveis estratégias para enganar o consumidor. Algumas delas tão absurdas que resolvemos fazer uma lista com os 5 tipos de ofertas mais comuns para enganar trouxa, como diz o velho ditado. Não caia nelas para depois não se arrepender!

1. Produto velho por preço camarada

As lojas usam a Black Friday para tentar se livrar de estoque encalhado. Para isso, anunciam promoções de produtos velhos, que não valem mais a pena, por preços que a primeira vista parecem ótimos, mas que na verdade poderiam ser muito melhor gastos em outros produtos.

2. A famosa metade do dobro do preço

Outra tática imoral aplicada pelo varejo especialmente na Black Friday (digo especialmente porque essa tática é usada pelo ano todo) é subir o preço na data ou alguns dias antes para poder aplicar cortes falsos de preço. Para não cair nessa cilada, é importante ver o histórico de preço do produto em sites como o Buscapé ou Zoom.

3. Preço normal sendo divulgado como promocional

Essa é a maneira mais cara de pau de tentar enganar o consumidor. Durante a Black Friday vários produtos são anunciados com supostos preços promocionais sendo que na verdade estão sendo vendidos pelo mesmo valor que sempre foram ou até mais. Ou seja, nem se deram o trabalho de tentar disfarçar subindo o preço para ter o que cortar. É preciso ter muita atenção pois essas "ofertas" geralmente estão camufladas no meio das ofertas Black Friday.

4. Divulgações ambíguas ou com informações escondidas

Sendo na Black Friday ou não, sempre preste atenção aos detalhes. Muitas vezes a promoção só é válida para compras à vista no boleto, por exemplo. Ou então existe alguma observação ambígua, que pode querer dizer duas coisas. Fique atento para não receber uma conta acima do esperado.

5. Múltiplas listagens do mesmo produto com preços diferentes

Essa é outra maneira de confundir o consumidor que não é exclusivo, mas se intensifica na Black Friday. É possível encontrar na mesma loja, mais de uma listagem do mesmo produto mas com preços diferentes. Tenha certeza de estar comprando pela listagem com a melhor oferta.

Devo ignorar a Black Friday?

Não. Apesar da cultura varejista brasileira tentar sempre tirar vantagem dos consumidores com práticas no mínimo imorais, não significa que não apareçam algumas boas ofertas. É verdade que ofertas legítimas são bem raras, mas existem.
Infelizmente temos sempre que ter um pé atrás quando compramos algo no Brasil. O grande slogan usado pelas lojas na Black Friday do ano passado foi "Aqui as promoções são reais". Só delas terem que afirmar isso já quer dizer muita coisa. Isso sem falar que a afirmação era mentira com algumas pouquíssimas exceções.

A melhor dica que podemos dar é: pergunte no Decidiu se a oferta vale a pena. Não vá jogar dinheiro fora com promoções falsas ou produtos que pelo mesmo preço, compraria um modelo mais moderno.

E acima de tudo, fique de olho aberto! Dedos cruzados para que possamos aproveitar de verdade essa data que as lojam encheram nossas caixas de email divulgado durante o ano. Vamos mostrar que de trouxas, não temos nada!!!

Fonte:Exorbeo e  Decidiu.com.br

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem