TVRO: Embratel vai espelhar 70 canais na banda Ku a partir de abril de 2022



Mesmo sem a garantia de que será escolhida para receber os canais de TV que devem sair da banda C com a limpeza do 3,5 GHz para o 5G, a Embratel (parte do grupo Claro) vai espelhar 70 canais na banda Ku a partir de abril de 2022.

A informação foi compartilhada pelo diretor de vendas da empresa, Guilherme Saraiva, durante webinar no Painel Telebrasil 2021. Para tal, a empresa se valerá do recém-lançado Star One D2 para iniciar as demonstrações de migração dos sistemas TVRO.

Saraiva admitiu que espelhar os canais pressupõe "certo risco", visto as indefinições sobre empresas que serão escolhidas para viabilizar a mudança. Em paralelo, o executivo também mostrou otimismo diante de avanços no processo.

Uma das razões é um protótipo desenvolvido ao lado da Century que deve permitir a migração sem necessidade de troca da antena parabólica, mas apenas do alimentador. "Nossa proposta da posição de 70 graus tem essa vantagem", afirmou Saraiva.

Novos desafios

Diretor executivo da Abert (que representa as radiodifusoras), Cristiano Flores comemorou que a discussão esteja caminhando para uma solução após anos de debates – que, segundo ele, culminaram no reconhecimento da importância da TVRO.

Agora, as atenções se voltam à entidade (a EAF) e ao grupo de trabalho (o Gaispi) que vão tirar do papel a limpeza do 3,5 GHz e demais exigências previstas no edital de 5G. "Vai ser mais complexo, pela quantidade de atores e políticas públicas envolvidas. Na fase executiva, a obrigação vai ser produzir consensos", afirmou Flores.


Com informações, TELAVIVA

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem