"Doutor Gama", filme de Jeferson De, estreia no Globoplay



O filme "Doutor Gama", dirigido por Jeferson De, chega neste sábado, 14 de agosto, ao catálogo do Globoplay, logo após sua estreia nos cinemas. A trama conta a trajetória real de Luiz Gama, que foi parte importante da história do abolicionismo no Brasil, apesar de ser pouco conhecido. Poeta, jornalista e advogado, Gama foi responsável, no século XIX, pela libertação de mais de 500 pessoas vítimas da escravidão. O elenco do longa traz César Mello, Angelo Fernandes e Pedro Guilherme como o protagonista. Mariana Nunes, Isabel Zuaa, Romeu Evaristo, Teka Romualdo, Higor Campagnaro, Johnny Massaro, Erom Cordeiro, Daniel Rocha, Dani Ornellas e Zezé Motta também fazem parte. 

O filme, com roteiro de Luiz Antônio, acompanha a história de Gama (César Mello/Angelo Fernandes/Pedro Guilherme). Apesar de nascido do ventre livre de Luiza Mahin (Isabel Zuaa), aos dez anos foi vendido como escravo pelo próprio pai português a mercadores de pessoas para o pagamento de dívidas de jogo. Em São Paulo, mesmo escravizado, conseguiu se alfabetizar com a ajuda de um aluno da faculdade de Direito. O interesse pelas letras o fez seguir estudando. Gama conquistou a própria liberdade, se tornando um respeitado advogado autodidata, além de ser reconhecido como importante abolicionista e republicano. Ao longo de sua trajetória ajudou a libertar e garantir o direito de pessoas em condição de escravidão.

Dirigido por Jeferson De com roteiro de Luiz Antônio, "Doutor Gama" é uma coprodução Globo Filmes e Paranoid Filmes, com produção da Buda Filmes e distribuição da Elo. O filme tem apoio da Sabesp e Mattos Filho.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem