"Hora 1", da Tv Globo, ganha novo cenário



Há quase sete anos, o "Hora 1" reúne, em cada recomeço do dia, as notícias mais importantes do Brasil e do mundo, os debates que vão agitar as próximas 24 horas e tudo sobre trânsito, previsão do tempo, cultura e esporte. De 4h às 6h, ele oferece informação precisa e fundamental na preparação para o que vem pela frente. E a partir de segunda-feira, dia 5 de julho, o jornal comandado por Roberto Kovalick ganha cara nova, em um cenário mais moderno, amplo e interativo.

"O 'Hora 1' é o primeiro jornal do dia. Nossa proposta é cobrir assuntos que estão começando e, eventualmente, o que aconteceu de madrugada. Se for um fato relevante do dia anterior, procuramos 'jogar para frente' e mostrar como aquilo vai impactar o dia que começa. Por exemplo, se no dia anterior houve um problema sério no transporte de São Paulo, contamos como está o transporte no dia de hoje. Sempre focados no telespectador. Esse novo cenário nos dá ainda mais agilidade. Tudo tem uma ligação visual com o conceito de ser o jornal que desperta, que vem da noite para o dia", explica Kovalick. 

No novo cenário do "Hora 1", localizado na redação do Jornalismo da TV Globo, em São Paulo, há elementos que remetem ao despertar e ao começo do dia. Predominam as cores laranja, amarelo, cinza e branco do jornal, além da madeira, que "esquenta" o ambiente. "O cenário tem uma função, é a representação visual da filosofia do jornal. O cenário é solar. Quando visto de cima, lembra muito o formato do sol, e as escadas lembram os ponteiros do relógio. Essa mudança não é puramente estética. Teremos o frescor, a rapidez da notícia da manhã. Quando amanhecer, as pessoas vão ver o sol entrando pelas janelas da redação, deixando muito clara a transição da noite para o dia. É um cenário 'iluminado', palavra que gosto de usar no fim do jornal para que, mesmo em meio às maiores adversidades, as pessoas saiam de casa com um pouco de esperança de que o dia de hoje será melhor do que o de ontem", diz o apresentador.   

Outra novidade é o aumento da interação com o público, em tempo real. "A comunicação é um caminho de mão dupla. Às vezes é até mais ouvir do que falar. As redes sociais nos permitem ouvir o nosso público. As demandas do público chegarão pela hashtag  #hora1 nas redes sociais e por meio de um número de celular, como acontece nos jornais locais. Como o jornal vai ao ar em um horário em que as pessoas estão acordando, permite que os espectadores sejam também nossos repórteres, enviando vídeos e colaborando", adianta Kovalick. 

Para o quadro da previsão do tempo, haverá um púlpito e Jacqueline Brazil usará um tablet para acessar e movimentar os mapas. "Estou muito animada e motivada por participar desse novo momento de um jornal de rede com um formato inovador", diz Brazil. Alessandro Jodar, que apresenta as notícias esportivas, afirma que o clima para a estreia é de Copa do Mundo: "O novo estúdio oferece ainda mais recursos para contar as grandes histórias do esporte. Mal posso esperar para começar a experimentar as novas ferramentas. Sinto na equipe um clima de abertura de Copa do Mundo, com muita expectativa e empolgação". 

O "Hora 1" vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 4h às 6h da manhã.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem