'Globo Repórter' destaca Tóquio, a cidade-sede dos Jogos Olímpicos

(Reprodução/Tv Globo)


Uma cidade futurista, repleta de inovações tecnológicas espalhadas por todos os lugares, mas, ao mesmo tempo, orgulhosa de manter e cultivar suas tradições milenares. Adivinhou que local é esse? Nesta sexta-feira, 16, o 'Globo Repórter' viaja a Tóquio, cidade-sede dos jogos Olímpicos, que começam a partir da próxima semana. O correspondente Carlos Gil, que mora com a família no Japão há três anos, mostra como a região que divide suas paisagens entre arranha-céus e paredes formadas por erupções vulcânicas, aprendeu a crescer e se desenvolver para virar a maior metrópole do mundo. 
 
No passado preservado e no futuro construído todos os dias, a cidade que, por três vezes esteve ligada às Olimpíadas – seria a sede em 1940, mas a edição foi cancelada por conta da Segunda Guerra Mundial, e foi 24 anos mais tarde –, e que aprendeu a evoluir baseada nos valores olímpicos: amizade, respeito, excelência, igualdade, inspiração, determinação e coragem. "Buscamos personagens e lugares que fizessem este diálogo entre o moderno e o tradicional. Encontramos um artesão que é ferreiro e produz espadas de samurai, utilizando técnicas centenárias e que vive em uma região um pouco mais afastada do centro. Ao mesmo tempo, visitamos um café recém-inaugurado que é todo operado por robôs, guiados por pessoas que possuem algum tipo de deficiência, e trabalham de casa sem precisar fazer descolamentos. Tóquio é uma cidade projetada respeitando a sua cultura, mas desenvolvida de forma sustentável e respeitando a inclusão social", afirma Carlos Gil. 
 
Composta por mais de 200 ilhas ao seu redor, Tóquio foi construída aterrando mares e rios para poder construir habitações, centros empresarias e, inclusive, instalações olímpicas. O repórter Calor Gil visitou a ilha de Kozushima, uma das sete que são habitadas dentre as centenas presentes ao redor da região. Localizada a cerca de 190 quilômetros da costa, o pequeno pedaço de terra é habitado por cerca de dois mil japoneses, que vivem em uma Tóquio pacata, mais rural e que foge da correria da grande cidade. Para chegar nesta ilha, os moradores podem ir de avião, barco rápido ou de catamarã, que chega a durar 12 horas de viagem. 
 
O 'Globo Repórter' vai ao ar na noite de sexta-feira, dia 16, logo depois da novela 'Império'. 

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem