Destaques

Futebol marca estreia do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio




A força feminina nunca foi tão bem representada em Jogos Olímpicos quanto em Tóquio. Uma edição histórica por uma série de motivos. Um dos principais, a busca pela equidade de gêneros, com o aumento de provas mistas e número recorde de mulheres nas delegações. Dos 302 atletas brasileiros, por exemplo, 46% são mulheres. E a caminhada brasileira em mais uma edição do maior evento esportivo do planeta começa exatamente pelos pés delas. Nesta quarta-feira, às 5h (de Brasília), na província de Miyagi, a seleção brasileira feminina de futebol inicia contra a China a busca pela sonhada medalha de ouro. Na quinta-feira, dia 22, às 8h30, é a vez da seleção masculina entrar em campo, contra a Alemanha, uma reedição da última final olímpica, vencida nos pênaltis pelo Brasil. As duas partidas têm transmissão ao vivo da TV Globo e do SporTV. 
 
Na TV Globo, serão mais de 200 horas de conteúdo olímpico, com destaque para a participação dos atletas brasileiros e as grandes finais. O SporTV terá quatro canais com o melhor de Tóquio em mais de 840 horas de transmissões, além de todos os sinais de competições ao vivo oferecidos pelo Comitê Olímpico Internacional. Já o GE traz cada detalhe do evento, com notícias, quadro de medalhas, estatísticas e vídeos curtos com os melhores momentos de cada dia olímpico. No Globoplay + Canais ao vivo, a cobertura da TV Globo e do SporTV com todos os sinais reunidos em um só lugar para que o público possa ver onde e como quiser – e se perder algum momento importante, o assinante do Globoplay + Canais ao vivo terá, sob demanda, a íntegra das cerimônias, as medalhas de atletas brasileiros e grandes finais.
 
Para contar tantas histórias, a TV Globo e o SporTV contam com um time de craques, incluindo mais de 100 comentaristas, muitos deles ídolos que conhecem como ninguém a emoção dos Jogos Olímpicos. Um desses nomes estará analisando exatamente a primeira participação do Brasil em Tóquio: Cristiane, que estreia como comentarista após quatro participações olímpicas como jogadora e duas medalhas de prata, em 2004 e 2008. "Desde pequena foi o futebol que me abriu portas para crescer, viver e construir minha vida. Continuo pertinho, contribuindo para que mais brasileiros acompanhem e ajudem a desenvolver ainda mais a modalidade. Vai ser muito legal torcer com toda a equipe da transmissão, passar minha experiência e contribuir com o torcedor. Acredito muito nessa medalha de ouro e, agora, estarei do outro lado da telinha comentando com esse time de craques", diz Cristiane, que estará ao lado de Ana Thais Matos na transmissão da TV Globo comandada por Galvão Bueno direto do Estúdio Olímpico montado no Rio de Janeiro. No SporTV, Renata Silveira narra a partida, ao lado de Pedrinho e Renata Mendonça.
 
A competição masculina de futebol reedita, logo de cara, a última final olímpica. E no Estádio Yokohama, palco de outro Brasil x Alemanha inesquecível: a final da Copa do Mundo de 2002, vencida pelo Brasil com dois gols de Ronaldo Fenômeno. Na TV Globo, a narração é também de Galvão Bueno, com comentários de Junior, Pedrinho e Paulo César de Oliveira. Gustavo Villani comanda da transmissão do SporTV, ao lado de Paulo César Vasconcelos e Paulo Nunes.

Confira a programação dos primeiros dias de Jogos Olímpicos de Tóquio:

Terça-feira, 20 de julho

21h – Austrália x Japão (Softbol) – SporTV4

Quarta-feira, 21 de julho

0h – Itália x Estados Unidos (Softbol) – SporTV4

3h – México x Canadá (Softbol) – SporTV4

4h – Grã-Bretanha x Chile (Futebol Feminino) – SporTV3
Narração: Bernardo Edler / Comentários: Paulo César Vasconcelos

5h – China x Brasil (Futebol Feminino) – TV Globo e SporTV
TV Globo – Narração: Galvão Bueno / Comentários: Ana Thais Matos e Cristiane / Central do Apito: Paulo César de Oliveira / Reportagem: Lizandra Trindade
SporTV – Narração: Renata Silveira / Comentários: Pedrinho e Renata Mendonça

5h30 – Suécia x Estados Unidos (Futebol Feminino) – SporTV2
Narração: Jader Rocha / Comentários: Sérgio Xavier

7h30 – Japão x Canadá (Futebol Feminino) – SporTV
Narração: Natália Lara / Comentários: Conrado Santana

8h – Zâmbia x Holanda (Futebol Feminino) – SporTV2
Narração: Bruno Fonseca / Comentários: Paulo César Vasconcelos

8h30 – Austrália x Nova Zelândia (Futebol Feminino) – SporTV3
Narração: Marcio Meneghini / Comentários: Pedro Moreno

21h – Estados Unidos x Canadá (Softbol) – SporTV4

23h30 – México x Japão (Softbol) – SporTV4

Quinta-feira, 22 de julho

2h30 – Itália x Austrália (Softbol) – SporTV4

4h30 – Egito x Espanha (Futebol Masculino) – SporTV2
Narração: Bruno Fonseca / Comentários: Ana Thais Matos

5h – México x França (Futebol Masculino) – SporTV
Narração: Jader Rocha / Comentários: Renata Mendonça

5h – Nova Zelândia x Coreia do Sul (Futebol Masculino) – SporTV4
Narração: Antero Neto / Comentários: Pedro Moreno

5h30 – Costa do Marfim x Arábia Saudita (Futebol Masculino) – SporTV3
Narração: Luiz Felipe Prota / Comentários: Conrado Santana

7h30 – Argentina x Austrália (Futebol Masculino) – SporTV2
Narração: Renata Silveira / Comentários: Sérgio Xavier

8h – Japão x África do Sul (Futebol Masculino) – SporTV3
Narração: Natália Lara / Comentários: Renata Mendonça

8h – Honduras x Romênia (Futebol Masculino) – SporTV4
Narração: Clayton Carvalho / Comentários: Pedro Moreno

8h30 – Brasil x Alemanha (Futebol Masculino) – TV Globo e SporTV
TV Globo – Narração: Galvão Bueno / Comentários: Junior e Pedrinho / Central do Apito: Paulo César de Oliveira / Reportagem: Eric Faria
SporTV – Narração: Gustavo Villani / Comentários: Paulo César Vasconcelos e Paulo Nunes

20h30 – Primeiras fases (Remo) – SporTV2


 


Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 começam em 2021. Um ano depois do previsto, mas com o espírito olímpico intacto. Desta vez, especialmente, a medalha mais sonhada não é de ouro, prata ou bronze, e sim, a de participação. Esta edição dos Jogos chega para mostrar que mais importante do que ganhar é competir. Nem todos os mais de 10 mil atletas voltarão para casa com a tão sonhado objeto de metal no peito, mas todos serão personagens da história do esporte.   

Nenhum comentário

Deixe seu comentário