Cnn Sinais Vitais trata da prevenção de afogamentos



O programa CNN Sinais Vitais, com o Dr. Roberto Kalil, que vai ao ar nesta quarta-feira (28.07), às 22h30min , traz o episódio Como Salvar Vidas. No Brasil cerca de 15 pessoas morrem afogadas todos os dias e o público vai conhecer técnicas para prevenir esse tipo de situação e, principalmente, saber como agir diante de uma pessoa que está se afogando.

 

A equipe do programa esteve no Rio de Janeiro para acompanhar de perto o trabalho de um dos maiores especialistas do mundo na prevenção de afogamentos. O médico David Szpilman é o fundador da Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático) e trabalhou durante décadas como médico do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. “A gente sabe que, das pessoas que nadam muito bem e sabem os quatro estilos, que têm noção de resgate, pelo menos 50% já se afogaram alguma vez”, destaca o Dr. Szpilman.

 

O Dr. Roberto Kalil e o cardiologista e especialista em ressuscitação Dr. Sérgio Timerman acompanharam um treinamento de salvamento aquático e prevenção feito por David Szpilman com os funcionários do AquaRio, o maior aquário da América do Sul. Ambos também visitaram o Grupamento Marítimo dos Bombeiros, em Copacabana, na zona sul carioca, para conhecer o trabalho de resgate realizado nas praias fluminenses e no Centro de Recuperação de Afogados. “O pior dia para um guarda-vidas é quando a gente sai de uma ressaca e abre o sol. As pessoas tendem a abusar mais", contou o Coronel Fernando Melo, comandante das Atividades de Salvamentos Marítimos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

 

O programa também trata da história de Jade Barbosa, que após ter vivenciado o afogamento do filho de dois anos na piscina de casa e não saber como agir, criou um grupo de apoio para os pais que vivem situações semelhantes. "Esse grupo foi onde eu encontrei o meu perdão próprio. Apenas 3% das crianças que se afogam têm alguma chance de sobreviver, como foi o caso do meu filho. Então é importante que a gente encontre essas pessoas, fale com elas para que não se sintam sozinhas", relata. 

 

O programa ainda discute a importância do treinamento e preparo de surfistas como agentes multiplicadores de conhecimento sobre as técnicas que podem salvar vidas na água. E ainda: no Aquário do Rio de Janeiro, Dr. Roberto Kalil é convidado a mergulhar em um tanque de três milhões e meio de litros de água com 18 tubarões. Será que ele vai topar o desafio?

 

Saiba mais no site www.cnnbrasil.com.br e nos perfis @cnnbrasil nas redes sociais.

 

O “CNN Sinais Vitais”, com Dr. Roberto Kalil, vai ao ar na quarta-feira (28/07), às 22h30, logo após o “Jornal da CNN”, na faixa nobre da CNN Brasil.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem