Destaques

Segunda rodada da Euro chega ao fim neste sábado com clássico em Munique

(Reprodução)

A expectativa em torno do Grupo F da Eurocopa era alta desde o sorteio das chaves. Afinal, três semifinalistas da última edição do torneio, em 2016, estão na disputa para avançar às oitavas de final. Portugal e Alemanha somam quatro taças de Euro. E neste sábado, em Munique, as duas seleções se enfrentam a partir das 13h, com transmissão exclusiva do SporTV. Enquanto os donos da casa precisam se recuperar da derrota para a França na estreia, os lusos entrarão em campo podendo até assegurar por antecipação uma das vagas nas oitavas de final – para isso, dependem que a Hungria não ganhe da França, em confronto que acontece a partir das 10h, em Budapeste. Fechando o dia especial da Euro, a Espanha recebe a Polônia em Sevilha, às 16h, pelo Grupo E. Juntando todos os títulos destas seleções, são nove troféus de Eurocopa nas 15 edições disputadas – três de alemães e espanhóis, dois dos franceses e um dos portugueses.

Um dia antes deste sábado campeão da Eurocopa, um clássico britânico movimenta o torneio. Nesta sexta-feira, Inglaterra e Escócia medem forças em Wembley, um dos estádios mais tradicionais do mundo e que também será palco das semifinais e da decisão. O jogo acontece a partir das 16h e terá a narração de Everaldo Marques, com os comentários de Lédio Carmona, Roque Junior e Sandro Meira Ricci. O repórter Marcelo Courrege estará no estádio acompanhando todas as novidades desta partida.

No domingo tem início a terceira e última rodada da fase de grupos. Primeira seleção a se garantir matematicamente nas oitavas de final, a Itália vem fazendo uma campanha digna de elogios e enfrenta o País de Gales a partir das 13h. Com as duas vitórias por 3 a 0 já conquistadas no torneio, sobre Turquia e Suíça, respectivamente, a Azzurra chegou a 29 jogos de invencibilidade. Só este ano foram 23 gols marcados e nenhum sofrido em sete partidas. Mais cedo, no ‘Esporte Espetacular’ a repórter Marina Izidro mostra que esta campanha arrebatadora tem participação ativa dos brasileiros. O elenco que disputa a Eurocopa tem três atletas nascidos no país que se naturalizaram italianos: o zagueiro Rafael Tolói, o lateral-esquerdo Emerson Palmieri e o volante Jorginho, um dos destaques do time de Roberto Mancini. A boa fase dos italianos também é tema do sexto episódio do podcast ‘Gringolândia’, já disponível no ge.globo e também no canal do ge.globo no YouTube. Os jornalistas Marcos Felipe, Thiago Benevenutte, Renata Heilborn e Marcelo Courrege analisam a atuação diante dos suíços e projetam onde esta equipe pode chegar.

“O Jorginho é titular absoluto e homem de confiança do técnico. Está na Itália desde a adolescência e chegou à Eurocopa com o moral ainda mais alto depois do título da Liga dos Campeões com o Chelsea, assim como o Emerson Palmieri. Contra a Suíça, Tolói entrou no segundo tempo e ajudou no terceiro gol. Os brasileiros têm o respeito da torcida, do treinador e da imprensa. A Itália tem um time muito unido”, destaca Marina Izidro, que está em Roma acompanhando a Euro e tem visto o quanto a competição mexe com a população local. “Para os italianos, a Eurocopa é mais do que um torneio de futebol. O país sofreu muito com a pandemia. Agora vê a situação mais controlada, a campanha de vacinação avançando, a ponto de poder receber uma competição de futebol com público. Para eles, é uma luz no fim do túnel, uma espécie de volta à normalidade. O Mancini tem dito que a Seleção joga para dar um pouco alegria aos italianos neste momento, depois de tudo o que eles passaram.”

Dois jogos com sinal aberto no Globoplay e ge.globo
Na segunda-feira é a vez de saber quem serão as duas melhores seleções que avançam para a fase decisiva nos Grupos B e C – vale lembrar que os quatro melhores terceiros colocados no geral também se classificam. Das quatro partidas previstas para este dia, duas terão sinal aberto para não assinantes no Globoplay e no ge.globo: Ucrânia x Áustria, às 13h, e Finlândia x Bélgica, a partir das 16h.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário