Destaques

GloboNews reúne entrevistas históricas no Globoplay + canais ao vivo


(Reprodução/GloboNews)


Como eleger os momentos mais marcantes de uma trajetória de um quarto de século? A GloboNews completa 25 anos em outubro e, entre as ações comemorativas, uma seleção de encontros históricos estreia nesta segunda-feira, dia 7/6, e estará disponível para os assinantes do Globoplay + canais ao Vivo."Mergulhamos no nosso acervo com a missão de eleger 25 entrevistas que contem muito dessa história – debates extremamente relevantes que se mantenham atuais", afirma Miguel Athayde, diretor de jornalismo do canal.  

A cada semana, uma conversa entra no ar. Na seleção, há entrevistas feitas por alguns dos grandes nomes do jornalismo brasileiro como Pedro Bial, Sônia Bridi, Edney Silvestre, Andréia Sadi, André Trigueiro, Míriam Leitão e o saudoso Geneton Moraes Neto. Na estreia, o canal resgata a primeira entrevista do recém-eleito Papa Francisco em 2013, concedida com exclusividade a Gerson Camarotti durante a visita do pontífice ao Rio de Janeiro. Camarotti foi o primeiro jornalista no mundo a conversar e a ouvir os planos e pensamentos do primeiro Papa latino-americano da história, em uma entrevista que repercutiu em vários veículos de mídia. 

O bom relacionamento de Camarotti com o episcopado brasileiro abriu portas para que a exclusiva fosse concedida em primeira mão ao jornalismo da Globo. Desde que se soube que Bento XVI renunciaria ao papado, a GloboNews viajou o Brasil para conversar com os principais representantes religiosos do país sobre o futuro da igreja católica. Camarotti, que acompanhava assuntos ligados à religião já na década de 90, se consolidou na cobertura, e o bom relacionamento com suas fontes abriu portas para que o jornalista conseguisse dados e informações em primeira mão. "Eu já havia tentado esse encontro quando estava em Roma, durante a cobertura do conclave meses antes, e a minha solicitação não avançou por meios oficiais. Tive que buscar alternativas e conversar com fontes para furar o bloqueio", lembra Camarotti.  

"Vi um Papa extremamente simples, muito simpático, humilde e aberto para falar, principalmente sobre questões de acolhimento em relação à Igreja e a necessidade da mudança de atitude da instituição como um todo", diz o jornalista. Durante a passagem pela cidade carioca, o comboio que levava o Papa Francisco ficou cercado pela multidão em vários momentos. Foram instantes de euforia para os fiéis e de muita tensão para as autoridades. "Ali foi uma quebra de paradigmas, uma alteração no comportamento de um pontífice e isso depois acabou incorporado ao seu próprio pontificado", completa Camarotti. 

A entrevista de Gerson Camarotti com o então recém-eleito Papa Francisco estará disponível para os assinantes do Globoplay + Canais ao vivo a partir desta segunda-feira, dia 7/6. Até o fim do ano, o especial vai resgatar conversas com personalidades que influenciaram gerações e continuam inspirando com seus trabalhos, pensamentos e representatividade, comoDalai Lama, Bill Gates, Fernanda Montenegro, Caetano Veloso, Ariano Suassuna, José Saramago, o casal Zélia Gattai e Jorge Amado, Oscar Niemeyer, Paulo Freire e ex-presidentes da república. 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário