MTV Brasil estreia documentário "Todo Dia Conta: Vencendo a Depressão"



Nesta sexta-feira, dia 14 de maio, às 19h30, a MTV Brasil estreia o documentário "Todo Dia Conta: Vencendo a Depressão". Filmado durante a pandemia, nos Estados Unidos, a produção mostra a experiência de jovens que vivem com depressão no país e ressalta a urgência do tema saúde mental entre essa população. Para a exibição no Brasil, o canal firmou parceria com a Unicef e irá divulgar o canal de ajuda virtual em saúde mental para jovens, o site podefalar.org.br

Resultado da parceria entre a diretora Alexandra Shiva, vencedora do prêmio Peabody, da produtora Lindsey Megrue, da Documentary Films, da produtora executiva Sheila Nevins, e da Fundação Jed, "Todo Dia Conta: Vencendo a Depressão", da MTV Documentary Films, conversou com jovens que tentaram suicídio ou tiveram ideias suicidas, sobre como foram suas experiências e como procuraram ajuda. 

O filme apresenta nove jovens que moram nos EUA e possuem diferentes origens raciais, étnicas, religiosas e socioeconômicas. Cada um deles compartilha sua história pessoal em uma conversa íntima e envolvente que se aprofunda na epidemia de crescimento mais rápido entre adolescentes e jovens adultos atualmente. O público não apenas ouve suas histórias de depressão, ansiedade e outros problemas de saúde mental, mas também enxerga uma mensagem edificante de esperança e recuperação, além da importância do tratamento e de uma conversa honesta. 

"Ao fazer este filme, vi em primeira mão como os jovens estão lidando com seus desafios em relação à saúde mental, que inclui falar abertamente sobre o suicídio", afirma Alexandra Shiva. "Isso me inspira e me dá esperança de que os jovens não ignorem esse problema. Porque falar sobre isso salva vidas", completa. 

Em agosto de 2020, os Centros de Controle de Doenças (CDC) relataram que um quarto dos adultos jovens considerou seriamente o suicídio durante a pandemia. 

"Estou inspirado pelas histórias honestas que o documentário, contadas por quem as viveu e que enviam uma mensagem poderosa: quem está sofrendo não está sozinho. Há esperança e ajuda disponível", comenta Donna Satow, cofundadora da Fundação Jed. 

MTV Documentary Films 

A MTV Documentary Films, cujo primeiro filme "St. Louis Superman" foi indicado ao Oscar, tem uma lista robusta que inclui "76 Days", por dentro da linha de frente do combate à pandemia em Wuhan; "Finding Yingying, Beautiful Something Left Behind"; "American Selfie: One Nation Shoots Itself", "17 Blocks The Final Cut", "A Life Too Short and My Father The Mover". 

"Todo Dia Conta: Vencendo a Depressão" marca o primeiro projeto de Alexandra Shiva com Sheila Nevins desde "How to Dance in Ohio", sobre adolescentes autistas se preparando para seu baile de primavera, vencedor do Peabody Award. Seu filme mais recente, "This is Home", um retrato de quatro famílias de refugiados sírios chegando a Baltimore, Maryland, e lutando para se firmar, estreou no Festival de Cinema de Sundance em 2018 e ganhou o Prêmio do Público por Documentário Mundial de Cinema.  

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem