Destaques

Tv Globo anuncia exibição do especial “Falas da Terra”


(Reprodução/Tv Globo)

Após ‘Falas Negras’ e ‘Falas Femininas’, a Globo exibe em abril o ‘Falas da Terra’, especial que pretende lançar luz à pluralidade e à luta dos indígenas pelo direito de existirem e serem ouvidos, fazendo um resgate histórico de valorização de suas culturas. O especial revela, em depoimentos em primeira pessoa, histórias de vida e de luta do povo que deu origem ao Brasil, das conquistas fora da floresta e ainda as várias maneiras de ser indígena. O programa mostra ainda a riqueza cultural dos mais de 300 povos existentes no país, que falam aproximadamente 200 línguas diferentes. O especial será exibido no dia 19 de abril, quando é celebrado nacionalmente o Dia do Índio, após o ‘BBB 21’, por volta das 23h30.

Além do conteúdo que vai ao ar, com os depoimentos dos personagens convidados, os bastidores da produção e todo o processo de criação merecem destaque, pois a participação de profissionais indígenas foi fundamental. Ailton Krenak, líder do Movimento Socioambiental de Defesa dos Direitos Indígenas, escritor e organizador da Aliança dos Povos da Floresta, além de ser um dos convidados a contar sua história, é também consultor de ‘Falas da Terra’. Ele participou da escolha dos personagens e da criação do projeto. Além dele, Ziel Karapató, artista e ativista; Graciela Guarani, cineasta; Olinda Tupinambá, jornalista e documentarista; e Alberto Alvarez, cineasta e realizador fizeram parte da equipe indígena realizadora da obra. 

Os cinco foram fundamentais ao trazer o olhar indígena para o conteúdo, sugerindo e comentando a escolha dos personagens, conduzindo a conversa no set, de forma que os temas trazidos por cada um fossem explorados ao máximo. O público conhecerá a história não só de quem vive afastado da cidade, perto da natureza, mas também de quem vive em grandes centros urbanos, sem deixar para trás suas crenças, costumes e tradições. Serão apresentados no especial médicos, artistas, biólogos, escritores premiados, youtubers, entre outras profissões.

Ao todo, serão 21 depoimentos que trarão informações sobre preservação da cultura, língua e costumes dos diversos povos; proteção do meio ambiente e da vida; respeito à diversidade; histórias de resistência e ativismo; demarcação de terras; invasão de territórios demarcados; preservação das florestas; importância da literatura para ajudar na conscientização; entre muitos outros temas.

‘Falas da Terra’ tem direção artística de Antonia Prado, roteiro assinado por Malu Vergueiro, consultoria de Ailton Krenak e coautoria de Ziel Karapató, Graciela Guarani, Olinda Tupinambá e Alberto Alvarez. Rafael Dragaud assina a supervisão artística e Mariano Boni a direção de gênero. O especial vai ao ar no dia 19 de abril, logo após ‘BBB21’.


Nenhum comentário

Deixe seu comentário