Destaques

TV Cultura se une ao Twitter em ação inédita na TV aberta

Na última segunda-feira, dia 15 de março, durante a exibição do "Roda Viva", da TV Cultura, com apresentação de Vera Magalhães, a edição especial sobre vacinas contou com a utilização do Twitter Spaces. A nova ferramenta do Twitter permite a criação de salas para bate-papos em áudio e foi utilizada pela primeira vez por uma emissora de TV aberta. 

A conversa contou com as participações de Gabriela Lotta, professora e pesquisadora de Administração Pública e 



Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV); Pedro Hallal, coordenador do EPICOVID-19; Mariana Varella, editora-chefe do portal Drauzio Varella; Natália Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência; Denise Garrett, infectologista e vice-presidente do Sabin Vaccine Institute; Sabine Righetti, coordenadora da agência Bori de jornalismo científico; e Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura.A cobertura feita pela equipe digital da TV Cultura teve ainda a participação do público em tempo real, via áudio e por tuítes, utilizando a hashtag do programa. Mais de 600 pessoas acompanharam ao vivo, simultaneamente. 

Danilo Rocha Cavalcanti, responsável pela área digital da emissora, ressalta a importância desta ação entre a TV Cultura e a rede social: "Estamos felizes por ter feito esta parceria com o Twitter e com o alcance que tivemos nesta primeira sala de bate-papo em áudio".

Para Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura, "a resposta de público e a adesão de especialistas mostrou que as pessoas querem compartilhar informação de qualidade em tempo de 'infodemia', a epidemia de informação falsa no mundo hoje". 

Em teste desde 2020 para iOS, a funcionalidade Twitter Spaces, que já está acessível para todos os usuários do Twitter, conta com um moderador que convida, por meio de link ou mensagem, outros participantes para a conversa. Seguidores podem ouvir o diálogo e interagir. As conversas ficam disponíveis na barra de Fleets. 


Nenhum comentário

Deixe seu comentário