LaLiga e MEDIAPRO lançam novas câmeras, para levar a experiência de transmissão de futebol a um novo nível




No último mês, 
LaLiga e MEDIAPRO incorporaram nas suas transmissões uma nova câmara ‘pitchside’ (de lado de campo) de última geração, que proporciona aos telespectadores uma qualidade de imagem semelhante à de um filme ou de um videogame, bem como de um ultra experiência realista que os faz sentir como se estivessem realmente nas arquibancadas do estádio ou a poucos metros dos jogadores em campo.

Graças a esta inovação, a LaLiga continua a provar ser uma pioneira no desenvolvimento de tecnologia audiovisual de ponta, tornando-se a primeira grande liga de futebol a integrar uma câmera com esses recursos em suas transmissões ao vivo usando um link sem fio.

Esse tipo de câmera é normalmente utilizado para gravar conteúdo "extra", ou de bastidores, como a chegada de jogadores e torcedores ao estádio antes do jogo - mas, até agora, não tinha sido usada como câmera oficial para transmitir a ação da partida ao vivo.

A câmera sem espelho de grande sensor captura uma imagem com uma profundidade de campo muito rasa - bastante próxima - graças ao seu sensor de 35 mm, obtendo assim um resultado muito diferente de outras câmeras de transmissão mais estabelecidas. Aqui, vale lembrar que o termo ‘profundidade de campo’ diz respeito à área nítida (com foco) de uma imagem.

Ou seja, uma imagem em que tudo ou quase tudo está em foco possui uma grande profundidade de campo. Mas se apenas uma parte da cena estiver nítida, fazendo contraste com o restante que está fora de foco, esta fotografia tem profundidade de campo. Com isso, o efeito de vídeo de fundo desfocado resultante é muito semelhante às fotografias do "modo retrato" que podem ser tiradas com determinados celulares.

Além disso, integra um suporte de estabilizador semelhante ao da tecnologia de câmera estável, proporcionando uma experiência visual altamente cinematográfica, comparável à qualidade de imagem de um videogame - como pode ser visto na foto acima.

Esta iniciativa pioneira foi testada pela primeira vez durante o confronto entre Valencia CF e CA Osasuna na 19ª rodada da LaLiga Santander 2020/2021, e durante o embate de FC Barcelona e Athletic Club na 21ª. Os fãs da LaLiga em todo o mundo terão a oportunidade de desfrutar desta qualidade de imagem realista em determinadas partidas durante o resto da temporada.

"Na LaLiga, estamos constantemente pesquisando inovações de ponta e soluções tecnológicas que nos permitem oferecer o melhor produto audiovisual. Para isso, continuaremos desenvolvendo e aprimorando este novo sistema para sempre melhorar a experiência visual de nossos fãs", disse Melcior Soler, Diretor do Departamento de Audiovisual da LaLiga.

Oscar Logo, responsável pela produção de jogos da LaLiga na MEDIAPRO, acrescentou: "Estamos comprometidos em fornecer soluções que aprimorem nossa qualidade de transmissão e desenvolver um produto que seja visualmente mais atraente para todos os fãs da LaLiga".

Com torcedores ainda ausentes dos estádios devido à pandemia de COVID-19, LaLiga e MEDIAPRO continuaram a introduzir inovações tecnológicas para melhorar a qualidade da transmissão audiovisual da competição, entre elas novas posições de câmera que alcançam melhores ângulos e fornecem novas tomadas nunca antes vistas.

A LaLiga já conta com mais estádios com câmeras aéreas - 14 no total - que oferecem uma visão única do jogo, além de drones para outras tomadas aéreas, replays 360° em oito de seus estádios, entre outras tecnologias audiovisuais de ponta que proporcionam uma experiência de televisão única.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem