Discovery estreia a série Na Linha da Pesca



O atum azul, ou atum bluefin, é uma espécie de peixe mítica; habitante do norte do Atlântico, ele chega aos quatro metros de comprimento e a pesar mais de meia tonelada. A captura desse gigante é para poucos pescadores experientes que se arriscam em busca da recompensa igualmente colossal: um atum azul chega a valer 20 mil dólares, o que faz dele uma joia dos mares.

A partir desta quinta-feira, 18 de março, às 22h45, o Discovery vai à cidade pesqueira de Gloucester, em Massachusetts, para desbravar as águas revoltas do Atlântico setentrional e se aventurar a bordo de duas das pequeninas embarcações locais na busca pelo atum azul com a série inédita Na Linha da Pesca (All On The Line).

Em episódios de uma hora, a série embarca nos barcos Julia Nicole e Subdivisor para registrar a labuta de suas tripulações na arriscada pesca do atum, um trabalho de alto risco onde um erro banal pode ter consequências desastrosas, senão fatais. Julia Nicole e Subdivisor trabalham em colaboração mútua, como uma equipe, em busca desse tesouro das profundezas.

O preço exorbitante do atum azul pode ser explicado pela oferta limitada: apenas embarcações com licença específica podem participar da temporada de pesca; em geral, elas são tripuladas por experientes pescadores que aprenderam o ofício com seus pais e avôs.

Para evitar a pesca predatória, as autoridades estabeleceram uma cota rígida. Quando ela é atingida, as embarcações precisam voltar, mesmo que estejam vazias – por isso, todos sabem que estão em uma verdadeira corrida pelo atum.  Cada barco só pode pescar um peixe por dia e o animal deve ser retirado do mar Na Linha da Pesca; redes, gaiolas e demais dispositivos são terminantemente proibidos. Cada captura vem às custas de batalhas exaustivas e dramáticas que podem durar horas.

No comando da ‘Julia Nicole’ estão os Smith – avô, pai e filho que somam 70 anos no ramo. Bill Smith, também conhecido como Ace, é a primeira geração de pescadores; sucedido por seu filho, Dan Smith, e peto Danny Jr. Representante da terceira geração de pescadores, Danny Jr tem pouca idade, 18 anos, mas não é nenhum novato; ele pesca desde seus quatro anos de idade e acaba de sair do ensino médio com o objetivo de se tornar "o melhor pescador do mundo".

O ‘Subdivider’ está sob as ordens do lendário lobo do mar Johnny Johnson, reconhecido como um dos maiores pescadores que Gloucester já viu. Ele vem de uma linhagem de recordistas – seu pai detém o recorde mundial de maior bagre já capturado – e está decido a também escrever seu nome na história da pescaria como o dono do maior atum azul. Orgulhoso de seu ofício e de suas origens, quando não está em alto mar, Johnny trabalha incansavelmente para preservar a comunidade de pescadores e seu modo de vida peculiar.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem