89% dos maiores de 55 anos conectados consumiram serviços pagos de vídeo na pandemia




Principal faixa etária afetada pela pandemia do novo coronavírus, os Masters brasileiros se tornaram grandes consumidores de serviços de streaming. Levantamento especial realizado durante a pandemia, o Target Group Index Flash Pandemic indica que 62% dos maiores de 55 anos conectados à Internet, os Master Conectados, disseram que a crise do Covid19 contribuiu para a adoção da tecnologia no cotidiano. Durante a pandemia, entre os Masters que usaram os serviços de streaming, 92% aumentaram/mantiveram o consumo de vídeos gratuitos, 90% de streamings de música e 89% de vídeos pagos. Os dados foram apresentados na edição de janeiro do conteúdo temático Data Stories, produzido mensalmente pela Kantar IBOPE Media e que reúne dados de diversos estudos da empresa que ajudam a analisar cenários, perspectivas e tendências relevantes sobre audiência, publicidade, planejamento de mídia e comportamento do consumidor.

Conectividade

Para 49%, a pandemia fez com que plataformas como Instagram e Facebook se tornassem mais importantes e 48% diz que proporcionou tempo para o aprendizado de novas habilidades. Além disso, eles estão cada vez mais conectados: 64% acessaram a Internet nos últimos 30 dias, o que representa um crescimento de 101% em comparação com os últimos cinco anos. Já quanto às redes sociais, entre os Masters Conectados, 91% têm cadastro em alguma delas, 79% as acessaram no último mês e 66% aumentaram a frequência de uso durante a pandemia.

A grande favorita é o Facebook, acessada por 98% dos Masters Conectados e onde eles navegaram, em média, 2.541 minutos (cerca de 42 horas) nos últimos 30 dias. Em seguida estão o WhatsApp, com 95%, Messenger do Facebook (93%) e Instagram (78%). E ainda que o TikTok esteja na 7ª posição, atrás do Pinterest e Twitter, com 23%, esta rede recebeu atenção deste público por 509 minutos no último mês, o que é 9% a mais do que a média dos usuários de Internet em geral – os dados são do Target Group Index Clickstream.

Os dados vão além. 42% dos Masters declaram se manter atualizados sobre desenvolvimentos tecnológicos e 40% gostam de comprar com frequência novos aparelhos e eletrodomésticos. Para completar, 38% acreditam que a tecnologia melhorou a qualidade do contato humano, ainda que a mesma quantidade diga que os computadores confundem. Porém, esse número é 14% menor do que há três anos, o que significa que existe uma oportunidade de mercado para marcas que facilitem a vida desse público.

O smartphone é o dispositivo utilizado para acessar a Internet por 82% dos Masters Conectados, seguido de perto por notebook ou computador (77%) e por tablets (12%).

Os Masters Conectados também usam a Internet para entender mais sobre suas compras: 85% declararam ter acessado a Internet para obter informações sobre produtos ou serviços antes da compra e 75% efetivamente adquiriram algo online.

Por fim, dados do Flash Pandemic mostram que as cinco principais categorias em que eles aumentaram/mantiveram os hábitos de compra foram produtos para limpeza doméstica, citados por 80% dos entrevistados; mercado/alimentos (75%); remédios (74%); contratos de telefonia móvel (59%); e contratos de serviços de Internet (58%).

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem