Destaques

Grupo Globo prepara cobertura especial do segundo turno das eleições municipais

(Reprodução/Tv Globo)

Em 57 cidades brasileiras a escolha do novo Prefeito será definida em segundo turno neste domingo, dia 29. Como no primeiro, o jornalismo multiplataforma da Globo acompanha todos os detalhes dos últimos momentos das campanhas, a votação em todo o país e a marcha da apuração. Cobertura completa, ágil e confiável na TV Globo, na GloboNews e no G1. Na segunda-feira, dia 30, está de volta o ‘Em Foco’, comandado pela jornalista Andréia Sadi, no ‘Edição das 10h’, trazendo entrevistas com prefeitos eleitos.
Nesta sexta-feira, dia 27, a Globo transmite, logo após a novela ‘Força do Querer’, debates entre os candidatos que chegaram ao segundo turno. Em São Paulo, o mediador será César Tralli, e no Rio de Janeiro, Ana Paula Araújo. Os encontros das duas praças também serão exibidos na GloboNews e no G1. Nas cidades onde não houver debate, a TV Globo reapresenta, no ‘Globo Repórter’, a viagem cheia de aventuras de Glória Maria a Macau, na China.
Para o domingo de votação, a TV Globo terá uma programação especial. A partir das 7h, os intervalos terão flashes ao vivo, com as últimas informações sobre a votação. No Rio, Flávio Fachel e Silvana Ramiro, com o apoio do Globocop, apresentam os boletins especiais às 6h55 e às 8h55; e Mariana Gross atualiza as informações às 12h55, 14h40 e 17h05. Após o encerramento da votação, Ana Luiza Guimarães apresenta as primeiras parciais da eleição carioca. Em São Paulo, Rodrigo Bocardi traz as notícias da manhã, enquanto Fábio Turci e Alan Severiano apresentam os boletins da tarde e pós-votação, respectivamente.
Por causa das eleições, não haverá jogos do Campeonato Brasileiro no domingo. Na tarde da TV Globo, a ‘Temperatura Máxima' traz o sucesso ‘Capitão América: Guerra Civil’, estrelado por Chris Evans, Robert Downey Jr, Scarllett Johansson e dirigida pelos irmãos Joe e Anthony Russo. Na sequência, entra em cena o ‘Domingão do Faustão’. Assim que os primeiros resultados forem divulgados, William Bonner e Renata Lo Prete iniciam a apresentação da Marcha da Apuração em boletins especiais e no ‘Fantástico’.
A sexta-feira pré-votação na GloboNews tem mais uma edição do ‘Papo de Política – Eleições’ no ‘Edição das 16h’. Natuza Nery, Andréia Sadi, Julia Duailibi e Maju Coutinho analisam o cenário político e como os resultados das urnas podem influenciar os próximos quatro anos. À noite, a GloboNews terá três sinais entre 22h e 1h.A primeira parte do ‘Central das Eleições’ começa às 22h, meia hora antes dos debates de Rio de Janeiro e São Paulo. A segunda, às 23h40, logo após o evento. Christiane Pelajo, Natuza Nery e Júlia Duailibi analisam a disputa paulista; enquanto Octavio Guedes, Andréia Sadi, Flávia Oliveira, Miriam Leitão, Merval Pereira e Fernando Gabeira falam sobre o desempenho dos candidatos cariocas. Para o restante do país, haverá uma edição especial do ‘Jornal das Dez’.
No sábado, dia 28, a partir das18h, o ‘Central das Eleições’ traz previsões, análises e as últimas pesquisas. No domingo, dia 29, desde 6h, o canal mostra a movimentação em cidades com segundo turno. A partir das 17h, César Tralli e um time de comentaristas trazem os números atualizados da apuração no telão interativo, os resultados finais e como fica o mapa político em todo o Brasil. E na segunda-feira, dia 30, está de volta o ‘Em Foco’, comandado pela jornalista Andréia Sadi, dentro do ‘Edição das 10h’. Em versão remota, por causa da pandemia de coronavírus, Sadi entrevista personalidades da política e prefeitos eleitos. “Hoje temos muita gente interessada em política. O programa é uma marca da GloboNews, eu amo entrevistar e achamos essa solução remota para focar no que mais importa: o conteúdo”, explica Sadi.
No G1 será possível acompanhar as notícias da votação e a apuração dos votos em tempo real. Com o objetivo de combater as fake news, o ‘Fato ou Fake’ desenvolveu uma ferramenta para verificação de conteúdos duvidosos. Ao enviar uma mensagem por WhatsApp para o número (21) 99474-1741, é possível checar a veracidade de textos publicados na internet, conferir as últimas checagens feitas pelo G1, receber informações confiáveis sobre a covid-19 e entender como se proteger da disseminação de mensagens suspeitas. Outra novidade da área de Tecnologia da Globo para o pleito deste ano foi a criação de um modelo de automação inédito no país. Por meio de inteligência artificial, a ferramenta reúne dados da apuração assim que são disponibilizados e publica textos sobre o resultado da votação nos municípios brasileiros que terão segundo turno.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário