‘Esporte Espetacular’ relembra os feitos de Maradona e a trajetória de Fernando Vanucci


(Reprodução)


Um tinha na voz o alcance para entrar nas casas brasileiras com a frequência de um parente próximo e uma saudação simples e especial. Uma mensagem que poderia ser coletiva ou individual. O outro encantava o mundo com a bola nos pés. Era leve a ponto de romper mais de meio campo de futebol sem que alguém conseguisse pará-lo. Dava a impressão de que deixava no vestiário o peso dos obstáculos que o acompanharam ao longo vida. O mineiro Fernando Vanucci e o argentino Diego Armando Maradona, que faleceram esta semana, são homenageados no 'Esporte Espetacular' deste domingo (29), na Globo.

Tino Marcos conta a construção do mito Maradona e como ele se tornou tão amado pelo povo argentino. Isso passa pela memorável participação na Copa do Mundo de 1986, no México. Jogadas geniais, gols espetaculares – um deles poeticamente irregular – ilustraram a performance inesquecível, que culminou com o título. Correspondente em Buenos Aires, Raphael Sibilla mostra como foi a despedida do ídolo e os últimos tumultuados anos de vida do craque, que incluíram brigas na família e aparições públicas que aumentavam a preocupação sobre o futuro. Já o repórter Guido Nunes apresenta brasileiros que herdaram o sobrenome do craque, em homenagens feitas pelos pais.

Assim como Maradona, Fernando Vanucci foi acometido por um problema no coração. Por anos comandou o 'Esporte Espetacular' com o cativante "Alô, você!". O repórter Edson Viana ouviu a musa inspiradora desta saudação especial, a ex-piloto Suzane Carvalho, com quem Vanucci namorou na década de 1980. Também relembra momentos do apresentador em outros programas da TV Globo, como o 'Globo Esporte' e o 'Fantástico' para evidenciar como o comunicador ajudou a mudar a linguaguem do jornalismo esportivo na TV. Um trabalho tão admirado que rendeu uma homenagem de todos os apresentadores do atual 'Globo Esporte', que reproduziram o famoso bordão.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem