Destaques

Produção nacional Você Renova estreia no Discovery Home & Health em novembro


Durante a pandemia, muita gente mudou a relação com a própria casa. Surgiu aquela vontade de mudar completamente um cômodo ou aperfeiçoar as funcionalidades de espaços até então ociosos.  A partir de sábado, 14 de novembro, às 21h30, o Discovery Home & Health dá uma grande ajuda a pessoas dispostas a colocar a mão na massa e a transformar suas casas com a estreia da produção local VOCÊ RENOVA.

Em cinco episódios de meia hora, a série incentiva o “faça você mesmo” em projetos de reforma que serão executados pelos próprios moradores, sob a cuidadosa supervisão da designer de interiores Eva Mota. Com suas dicas de profissional, Eva ajuda os participantes a pensarem os projetos e a executarem as diferentes etapas. A cada semana, uma família recorre à consultoria de Eva para dar vida a um projeto colaborativo para a transformação de um ambiente ou cômodo.

Tudo começa com uma chamada de vídeo, que sela o início da reforma. Nesse primeiro encontro virtual, Eva conhece os participantes, faz uma visita virtual pela casa e descobre quais são as necessidades e expectativas em relação aos espaços que serão transformados: funcionalidade, capacidade de armazenamento e adequação aos gostos e preferências das pessoas que mais os utilizam.

A reunião inicial também serve para que Eva descubra a vocação da família para realizar trabalhos do tipo “faça você mesmo”. Modulando as demandas e possibilidades, a designer pensa no projeto. No dia seguinte, os participantes recebem um kit com os materiais que utilizarão ao longo da reforma enquanto Eva, que é também uma exímia marceneira, produz móveis e acessórios em sua oficina. Por fim, a família sai de casa para que Eva dê o toque final na reforma, colocando os móveis que desenvolveu e itens de decoração. A surpresa é garantida!

Eva acompanha de “perto” cada etapa, sendo presença virtual constante com suas orientações. Assim, as famílias participantes ganham um projeto profissional, aulas imperdíveis de técnicas para bricolagem, experiência, além da surpresa de um espaço totalmente customizado. Do esboço à entrega final, cada jornada traz dicas valiosas que podem ser aproveitadas pelos espectadores, sugestões e soluções criativas, além de erros e acertos que são comemorados ou contornados com muito bom-humor.

Espirituosa, Eva traz consigo uma história que também é de mudança. Formada em jornalismo, ela tinha uma carreira consolidada como apresentadora, editora, repórter, chefe de reportagem e produtora de TV e Rádio. Em 2012, ela decidiu pela transição de carreira e começou a estudar artes e design. Em 2016 veio o curso em marcenaria e, junto a cinco amigas, Eva deu início ao projeto das Oficinas de Introdução à Marcenaria para Mulheres, na cidade de Salvador, Bahia.

Desde 2019, Eva mora em São Paulo, onde aperfeiçoou seus estudos em marcenaria e começou a trabalhar no desenvolvimento de sua própria linha de móveis. Sobre seu papel de apresentadora de VOCÊ RENOVA, Eva afirma que “poder ter a chance de reunir minhas habilidades na comunicação, decoração, marcenaria é realmente poder viver fazendo tudo o que amo, tudo o que me disponho a fazer há anos, tudo a que me dedico, estudo, pratico”.

Na série, a interação da apresentadora com os participantes é totalmente remota. A oficina de Eva foi montada em um estúdio, onde todos os protocolos de prevenção à Covid 19 foram rigorosamente seguidos. A seguir, as descrições dos três primeiros episódios:

Nenhum comentário

Deixe seu comentário