Com rescisão do contrato do Carioca, Tv Globo abre brecha para redução dos estaduais


Com a decisão de rescindir unilateralmente o contrato de transmissão do Campeonato Carioca, a Globo abriu espaço para redução dos Estaduais a partir de 2022. A informação é do blog do Rodrigo Mattos, no UOL Esporte. A questão é que o acordo do certame do Rio era o mais longo com duração até 2024. Todavia, cabe a CBF definir o calendário do futebol brasileiro.

O acordo do Carioca previa um mínimo de 17 datas para que fosse mantido o valor de R$ 95 milhões (montante sem o Flamengo). Caso houvesse uma redução, o total seria diminuído proporcionalmente o que, na prática, era uma trava para queda na duração na competição.

Há cláusula similar de redução de valor em outros contratos de Estaduais. Mas o Paulista só tem um acordo de direitos de transmissão com a Globo até 2021. Para a duração futura da competição, haverá influência da fórmula que sairá da negociação entre a Federação Paulista de Futebol e clubes com a Globo ou outra emissora.

Já o Campeonato Gaúcho também tem um acordo com a Globo até 2021. O Mineiro vai até 2023, mas tem sido o campeonato com mais flexibilidade para redução de datas, tanto que usa só 15.

Internamente, a Globo tem entendido que a maior parte dos Estaduais não vale o que vinha sendo pago por eles. Tanto que já houve discussão sobre a rescisão de alguns contratos no meio do ano passado, apenas os que eram possível romper. No caso do Carioca, a emissora também já achava que o produto não valia o que era pago e esses foi um dos motivos da rescisão.


Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem