Destaques

CBF divulga calendário do Brasileirão e da Copa do Brasil com término em fevereiro de 2021

Foto: Lucas Figueiredo/CBF


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quinta-feira (9), o calendário reformulado da temporada 2020. De acordo com a entidade, as competições nacionais retornam com a Série B do Campeonato Brasileiro no dia 8 de agosto e se encerram no dia 24 de fevereiro de 2021, com a disputa da última rodada da Série A do Brasileirão.
No documento publicado em seu site oficial, a CBF manteve as tabelas originais das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, apenas, é claro, com alteração das datas que haviam sido estipuladas antes da pandemia. O detalhamento das primeiras rodadas será disponibilizado pela Diretoria de Competições no início da próxima semana, juntamente com as Diretrizes Operacionais para realização das partidas.  
"Este redesenho é a forma que encontramos para entregar o calendário integralmente e garantir o cumprimento dos compromissos assumidos pelos clubes com os detentores de direitos televisivos, patrocinadores e apoiadores", afirmou Rogério Caboclo, presidente da entidade que comanda o futebol nacional.
Principal campeonato do país, a Série A do Brasileirão será disputada de 9 de agosto de 2020 a 24 de fevereiro de 2021. A Série B, por sua vez, terá início em 8 de agosto de 2020 e término em 30 de janeiro de 2021. A Série C será de 9 de agosto de 2020 a 31 de janeiro de 2021, enquanto a Série D será de 6 de setembro de 2020 a 7 de fevereiro de 2021.
Outro torneio de amplitude nacional, a Copa do Brasil também já teve o período divulgado e será disputada entre 26 de agosto de 2020 e 10 de fevereiro de 2021. A Copa do Nordeste, como divulgado nesta quarta-feira (8), será de 21 de julho a 4 de agosto de 2020, com todos os jogos em sede única (Salvador).
De acordo com o calendário, o futebol brasileiro terá uma espécie de "Boxing Day", comum nas ligas americanas. Isso porque as semifinais da Copa do Brasil serão nos dias 23 e 30 de dezembro, assim como jogos do Brasileirão serão disputados em 27 de dezembro (27ª rodada) e 3 de janeiro (28ª rodada). Nos EUA, esse período das "Festas de Fim de Ano" é bastante aproveitado por ligas como NFL e NBA, enquanto, no Brasil, normalmente, os clubes de futebol estão de férias.
O calendário também deixa no ar algumas situações envolvendo os estaduais. A primeira é que a data de início do Brasileirão baterá com a data da final do Campeonato Paulista. A maior probabilidade é que os times que chegarem à decisão do estadual tenham seus jogos na abertura do torneio nacional adiados. Além disso, a prolongamento das competições nacionais também invadirão datas que seriam usadas para o início dos estaduais de 2021. O que será feito com relação a isso por parte dos estaduais ainda não está definido.
Por último, a CBF ainda deixou claro que as datas das competições continentais, que são organizadas pela Conmebol (Copa Libertadores e Copa Sul-Americana), terão suas datas divulgadas em breve pela entidade que comanda o futebol sul-americano. Já em relação às Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, há seis datas já estipuladas em 2020, com jogos nos dias 3 e 8 de setembro, 8 e 13 de outubro, e 12 e 17 de novembro.
Com informações,Máquina do esporte

Nenhum comentário

Deixe seu comentário