Câmara dos Deputados consulta clubes e maioria aprova MP da TV

Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo)

A Câmara dos Deputados se reuniu com membros da Comissão Nacional de Clubes (CNC) para falar sobre a Medida Provisória (MP) 984, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e escutou, e ouviu que a maioria dos times é favorável ao documento. A informação foi publicada pelo UOL Esporte. Não houve objeção de dirigentes em relação à decisão do poder executivo, que permite a negociação individual do mandante sobre a transmissão das partidas.

Alguns poucos times, no entanto, se queixaram de não serem ouvidos antes da publicação do texto. O teor da MP, no entanto, não foi contestado. A CBF também se mostra defensora da Medida Provisória.

Por outro lado, ainda segundo o UOL Esporte, há a preocupação com algumas emendas. As propostas do deputado federal Pedro Paulo (DEM/RJ), por exemplo, são consideradas 'esdrúxulas' e vistas como anulações do texto de Jair Bolsonaro. O congressista propõe a negociação coletiva, o que é tratado como um retrocesso e age contra o artigo 217 da Constituição Federal, e a exigência da criação de uma liga dos clubes, que fere a Lei Pelé no artigo V, inciso XX.

As principais lideranças da Câmara de Deputados se posicionam de forma contrária à Medida Provisória (MP) 984, porque creem que o texto acentuará a diferença de faturamento entre os clubes nas negociações por direitos de televisão. Os congressistas, no entanto, tomarão a decisão conforme o desejo dos dirigentes. Eles temem que os times de maior torcida, como Flamengo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo, sejam os mais beneficiados com a nova maneira de negociar os direitos de transmissão.


Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem