Canal Curta! estreia documentário sobre soldados que combateram a Guerrilha do Araguaia



Na próxima sexta-feira, dia 22 de maio, às 22h35, o canal Curta! exibe na faixa de programação intitulada "Sexta da Sociedade" o documentário "Soldados do Araguaia", com direção de Belisario Franca e produção da Giros Filmes.
O filme relembra as memórias de alguns dos militares brasileiros que estiveram presentes na Guerrilha do Araguaia, entre as décadas de 1960 e 1970. Na época, às margens do Rio Araguaia, um grupo de militantes comunistas se mobilizou para tentar construir uma revolução a partir do campo, aos moldes de Cuba e da China. O contexto era o de um regime militar em seu momento mais rígido. Para impedir os planos dos guerrilheiros, o Exército Brasileiro enviou tropas para o local, culminando em uma das passagens mais sangrentas da História Brasileira.
Marginalizados pela historiografia oficial por sua filiação ao Exército e, também, pelo próprio Exército, por terem feito denúncias contra a corporação, esses ex-soldados – recrutas de baixa patente – têm voz no longa, onde compartilham suas versões dos fatos. Da convocação junto às comunidades ribeirinhas e rurais até a dispensa após o extermínio da guerrilha, os ex-soldados narram suas histórias e enfrentam seus traumas decorrentes do conflito.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem