Mitos e Verdades Sobre Economia de Energia



1 - Aparelhos ligados no modo stand by não alteram o valor da tarifa de energia.

Mito.

O modo de espera, ou stand by, pode representar até 15 % do consumo do equipamento. Ao desligar a TV, é importante desligar os demais equipamentos que estão conectados ao aparelho. Equipamentos mais antigos consomem mais que os novos e, levando em conta o modo de stand-by, os receptores de TV por assinatura são os maiores vilões do desperdício.


2 - O chuveiro elétrico na posição “inverno” gasta mais que na posição “verão”.

Verdade.

A posição “verão” promove uma economia de até 30% se comparada com a posição “inverno”.


3 - Dormir com o aparelho de ar-condicionado ligado durante toda a noite consome o mesmo que desligá-lo no meio da noite.

Mito.

O consumo de energia depende basicamente de duas variáveis: potência do equipamento, medida em watts, e tempo de utilização, calculado em horas. O ar condicionado, por exemplo, tem potência elevada mesmo nas versões mais modernas e eficientes. Para economizar energia ao usar o aparelho é reduzir o tempo de utilização.


4 - Deixar o carregador conectado à tomada sem o aparelho celular não gasta energia.

Mito.

Por estar ligado na tomada, o carregador ainda consome energia, mesmo que essa carga não esteja sendo utilizada para alimentar a bateria do celular. O ideal é sempre retirar o carregador da tomada para evitar desperdícios.


5 - A geladeira é um dos equipamentos que mais consomem energia.

Verdade.

A geladeira é o segundo item que mais consome energia em uma residência, principalmente pelo ato constante de abrir e fechar a porta do aparelho. Alimentos ainda quentes não devem ser armazenados no eletrodoméstico, pois isso sobrecarrega o refrigerador e consequentemente aumenta o consumo de energia.

Outro ponto sobre a geladeira que merece atenção é a borracha de vedação da porta. A cada seis meses, esse elemento precisa ser checado e substituído quando for necessário, já que uma borracha folgada permite que o ar quente de fora entre no aparelho, exigindo mais energia para resfriar os alimentos.

Para saber se a vedação está em bom estado, faça o seguinte teste: coloque uma folha de papel entre a porta e a geladeira, feche a porta e tente retirar a folha; se ela sair com facilidade, está na hora de trocar a borracha. Repita o processo ao longo de toda a extensão da borracha.


6 - Aparelhos com tensão 220V consomem menos do que os de 127V.

Mito.

Não há diferença significativa de consumo entre aparelhos 220V e 127V. A questão, nesse caso, é estar atento para não ligar um aparelho de 127V em uma tomada de 220V e vice-versa, já que, por conta da diferença de tensão, o funcionamento do aparelho fica prejudicado, podendo até queimar.




Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem