Investigação Discovery estreia faixa de programação com documentário sobre a seita NXIVM



A partir de sábado, 28 de março, o Investigação Discovery inaugura uma faixa de programação especial composta por documentários sobre crimes de grande repercussão que, mesmo após estamparem as manchetes no mundo tudo, continuam cercados por mistérios e especulações. A faixa Especial Crimes Misteriosos estará no ar sempre no último sábado de cada mês, às 22h10.

Entre os casos que farão parte da programação temática estão a não esclarecida morte da atriz Brittany Murphy, as mortes e desaparecimentos relacionados à seita NXIVM, a trágica história de Aaron Hernandez, ex-jogador do futebol americano que cumpria pena de prisão perpétua quando foi encontrado morto na prisão, e os crimes cometidos pela assassina em série Aileen Wuornos.

NXIVM: A SEITA SEXUAL é o documentário que inaugura a faixa de programação no sábado, 28, às 22h10. Em duas horas de duração, a produção revela os bastidores do escândalo protagonizado por Keith Raniere, guru da seita NXIVM – para isso, o documentário registra os esforços investigativos de  Frank Parlato, um dos ex-membros da NXIVM.

A NXIVM começou como um suposto grupo de autoajuda. Keith Raniere não temia a exposição e concedia entrevistas nas quais se gabava de ajudar pessoas a recobrarem as rédeas de suas vidas. No entanto, devido às denúncias de Frank, descobriu-se que a NXIVM se transformou em um esquema ilícito que reunia sexo, lavagem de dinheiro e extorsão.

Frank Parlato é jornalista investigativo que colaborou com NXIVM por seis meses, em 2007, com a função de cuidar da imagem do grupo. O acesso privilegiado às informações fez com que ele levantasse as primeiras suspeitas de lavagem de dinheiro quando ainda era contratado da NXIVM. Assim que Raniere soube da atuação crítica de Frank, o demitiu – o que só fez aguçar a curiosidade do jornalista, que passou a dedicar seu trabalho a desvendar as atividades escusas da NXIVM.

Dez anos depois, em 2017, Frank revelo ao mundo as práticas sádicas às quais a NXIVM vinha submetendo as mulheres que dela faziam parte, entre elas rituais de iniciação que incluíam a inscrição permanente de símbolos na pele. Assim, o que seria um esquema financeiro-administrativo fraudulento, mostrou-se ao mundo uma seita que aliciava e traficava mulheres.

No documentário, Frank trabalha para responder às perguntas que envolvem as trágicas e misteriosas mortes ou desaparecimentos de quatro mulheres ligadas à NXIVM e ao próprio Raniere: Kristin Marie Snyder, Gina Hutchinson, Barbara Jeske e Pam Cafritz. Ele segue a trilha de evidências documentadas nos quatro casos, entrevistando os detetives responsáveis e revisando arquivos em busca da verdade.

Frank leva os espectadores consigo em uma jornada investigativa que questiona o que está por trás dessa história sádica, com a ajuda de pessoas como ele, ex-integrantes do antigo círculo social comandado por Raniere – alguns deles falam pela primeira vez sobre suas traumáticas experiências.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem