Facebook e Netflix anunciam redução da qualidade de vídeo




Além da Globo, o Facebook e o Netflix também se manifestaram em relação a medidas para reduzir o tráfego das redes das operadoras diante do aumento da demanda provocado pelas restrições de isolamento do coronavírus (covid-19). Especificamente, o Facebook comunicou nesta segunda-feira, 23, que irá reduzir a qualidade da imagem dos vídeos em suas plataformas na América Latina, incluindo o Brasil. 
Em comunicado, a companhia disse que a medida de "reduzir temporariamente a resolução em bits dos vídeos" abrange as redes sociais Facebook e Instagram "para ajudar a aliviar as redes neste período de alta demanda devido à pandemia do covid-19 [coronavírus]". Não há menção ao WhatsApp no comunicado.
O Facebook diz que quer "garantir que as pessoas possam permanecer conectadas usando os aplicativos e os serviços" da empresa. Além disso, declarou que continuará "trabalhando com nossos parceiros para administrar qualquer limitação de transmissão de dados". 
Netflix
Por sua vez, a Netflix anunciou neste final de semana que vai expandir a medida de redução de qualidade de vídeo para outros países e provedores além da Europa. A empresa adotou uma forma de reduzir o tráfego em 25% ao reduzir o bitrate dos vídeos, começando na Itália e na Espanha, e depois espalhando para o resto da União Europeia e para o Reino Unido. 
Contudo, diferentemente do Facebook e da Globo, a companhia alega que isso não reduz a resolução dos vídeos. "Se você paga para ter ultra definição (UHD, ou 4K), alta definição (HD) ou definição padrão (SD), isso é o que você deveria continuar a receber", declara o vice-presidente de entrega de conteúdo da empresa, Ken Florence, em postagem no blog técnico. Segundo ele, apesar de poder se notar uma "queda muito sutil" na qualidade, a resolução fica intacta. 
No lado dos ISPs, a companhia declarou que tem parceiros na América Latina que pedem a redução do consumo de banda "o quanto antes", enquanto outros não fizeram tal solicitação. "Isso é compreensível, já que diferentes ISPs pelo mundo construíram suas redes de formas diferentes, e operam com diferentes restrições", diz, citando diferenças de redes em áreas densamente povoadas em comparação com regiões rurais. Ou seja: as operadoras trabalham com diferentes "folgas" de capacidade. 
Para lidar com isso, a Netflix já oferece a solução de rede de entrega de conteúdo (CDN) própria do Open Connect, e diz que por isso pode responder a cada empresa de forma diferente. "Vamos proporcionar alívio aos ISPs que estão lidando com grandes ordens governamentais de 'lugar de abrigo' ao prover a redução de 25% do tráfego que iniciamos na Europa. Para outras redes, vamos manter os procedimentos normais – até ou a menos que eles experimentem problemas próprios", afirma

Com informações,TELA VIVA



Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem