Cade vai analisar vendas de direitos de transmissão do Brasileirão

(Reprodução)


O processo aberto pelo Fortaleza contra a Turner pode se transformar em uma reformulação completa na forma de venda de direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Chamado para analisar se a Turner havia ferido a Lei 12.529/11 ao pagar menos para o Fortaleza em relação a Athletico/PR, Bahia, Ceará, Internacional, Palmeiras e Santos pelos direitos do certame, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu agora se debruçar para analisar a forma como são negociados os direitos.

"O Cade tem interesse em analisar negociações individuais e se o correto não seria a coletiva. Há uma possibilidade de discutir, e a situação pode mudar", afirmou Eduardo Carlezzo, advogado do Fortaleza, ao Blog do Rodrigo Mattos, no UOL Esporte.

A decisão pode mudar radicalmente a forma como os direitos de transmissão são negociados no país há praticamente uma década, quando a implosão do Clube dos 13 levou as equipes a encerrarem o acordo de venda coletiva e optarem por adotar o modelo individual. O movimento brasileiro ocorreu no mesmo período em que as principais ligas da Europa decidiram acabar com qualquer negociação individual de direitos, após a União Europeia determinar que esse modelo era o mais prejudicial para o equilíbrio financeiro entre os clubes de um mesmo país.

Com informações da Máquina do Esporte

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem