Record TV conquista pela terceira vez um dos maiores prêmios do jornalismo mundial


A Record TV venceu nesta sexta-feira (14/02), pela terceira vez, um dos mais prestigiados prêmios do jornalismo mundial e o maior nas línguas espanhola e portuguesa, o Rei da Espanha, na categoria televisão, com a reportagem “A Besta – Episódio 1  e Episódio Final”, que foi ao ar no Câmera Record. Antes, a emissora já havia conquistado o troféu em 2019 com “Piratas da Amazônia”, no mesmo programa; e em 2016,  com As eternas escravas, produzida pelo Repórter Record Investigação.

O documentário concorreu com 206 trabalhos de 17 países numa edição que apresenta o número recorde de dez categorias

Jornalistas e meios de comunicação da Colômbia, Brasil, Bolívia, Portugal e Espanha foram escolhidos para receber esta edição do Prêmio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha, que reconhece o trabalho dos repórteres ibero-americanos. O prêmio, outorgado pela Agência EFE e a Agência espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), está em sua 37ª edição e destaca trabalhos que têm como tema direitos humanos, migrações, feminicídios, crise climática ou diversidade sexual.
Os organizadores justificaram a escolha, destacando algumas da qualidades do documentário: “O trabalho permite conhecer “por dentro” a crise humanitária, a miséria e as dificuldades de mães, filhos e migrantes, como Héctor, que teve uma das pernas amputadas na viagem no La Bestia”.
Ainda valorizam a engenhosidade da equipe, obrigada a bravar em condições bastante adversas. “As gravações são feitas com cuidado, apesar das dificuldades de filmar. Eles usam drones que mostram a rota ferroviária e os filtros de gravação noturna, em uma montagem engenhosa que traz agilidade ao desenvolvimento narrativo. O trabalho de pós-produção permite localizar a rota e introduzir otografias de arquivo que dão ao trabalho uma grande uniformidade”, afirma o comunicado enviado à Record TV.
A entrega do prêmio será realizada pelo próprio rei de Espanha Felipe VI em uma cerimônia e Madri, no dia 23 de março.
Os jornalistas Romeu Piccoli, Henrique Beirangê, Michel Mendes, Fabiana Vilella, Mateus Munin, Natália Florentino, Gustavo Costa, Pablo Toledo, Rafael Ramos, Rafael Gomide e Renata Garofano participaram da produção da reportagem.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem